Educação de jovens e adultos: interfaces entre a escola e o trabalho em contextos de mudanças tecnológicas
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir as interfaces entre escola e trabalho e as implicações dessa relação na Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade de ensino inserida em um contexto de mudanças tecnológicas. No sentido de trazer reflexões acerca desta temática, estabeleceram-se as seguintes perguntas para nortear o estudo: Qual a relação entre educação, escola e trabalho nas sociedades contemporâneas? Quais as perspectivas e os dilemas enfrentados pelas escolas da Educação de Jovens e Adultos no contexto de mudanças tecnológicas? Para responder as inquietações realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como: Moura; Lima Filho; Silva (2015), Lima Filho (2010) Saviani (2007), Gallo (2006), Gatti (2005), Fernández Enguita (1989), Frigotto (1989), Carvalho (1998), dentre outros que abordam a temática em questão. Também foram utilizadas como referências: Barcelos (2007), Paiva (1997), Moura (2006, 2007), que investigam especificamente o papel da escola que trabalha com pessoas jovens e adultas. Os estudos apontam que o mundo contemporâneo apresenta características e demandas peculiares que fazem do ato educativo cada vez mais complexo que requer a construção de novas estratégias no sentido de desenvolver indivíduos capazes de responder às exigências individuais e coletivas de sobrevivência diante das transformações científicas e tecnológicas. O respeito às diferenças, a organização de um currículo sistematizado coletivamente, que valorize os saberes produzidos pela classe trabalhadora estão no centro do debate sobre as transformações provenientes das mudanças tecnológicas contemporâneas, pois repercutem diretamente nas escolas da Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Escola. Mudanças tecnológicas. Trabalho.Downloads
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