Educação de jovens e adultos: interfaces entre a escola e o trabalho em contextos de mudanças tecnológicas

Autores

  • Diane Mendes Feitosa Universidade Federal do Piauí­
  • Maria da Glória Carvalho Moura Universidade Federal do Piauí­

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as interfaces entre escola e trabalho e as implicações dessa relação na Educação de Jovens e Adultos enquanto modalidade de ensino inserida em um contexto de mudanças tecnológicas. No sentido de trazer reflexões acerca desta temática, estabeleceram-se as seguintes perguntas para nortear o estudo: Qual a relação entre educação, escola e trabalho nas sociedades contemporâneas? Quais as perspectivas e os dilemas enfrentados pelas escolas da Educação de Jovens e Adultos no contexto de mudanças tecnológicas? Para responder as inquietações realizou-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada em autores como: Moura; Lima Filho; Silva (2015), Lima Filho (2010) Saviani (2007), Gallo (2006), Gatti (2005), Fernández Enguita (1989), Frigotto (1989), Carvalho (1998), dentre outros que abordam a temática em questão. Também foram utilizadas como referências: Barcelos (2007), Paiva (1997), Moura (2006, 2007), que investigam especificamente o papel da escola que trabalha com pessoas jovens e adultas. Os estudos apontam que o mundo contemporâneo apresenta caracterí­sticas e demandas peculiares que fazem do ato educativo cada vez mais complexo que requer a construção de novas estratégias no sentido de desenvolver indiví­duos capazes de responder às exigências individuais e coletivas de sobrevivência diante das transformações cientí­ficas e tecnológicas. O respeito às diferenças, a organização de um currí­culo sistematizado coletivamente, que valorize os saberes produzidos pela classe trabalhadora estão no centro do debate sobre as transformações provenientes das mudanças tecnológicas contemporâneas, pois repercutem diretamente nas escolas da Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Escola. Mudanças tecnológicas. Trabalho.

Biografia do Autor

Diane Mendes Feitosa, Universidade Federal do Piauí­

Doutoranda do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Piauí­-UFPI- 9ª turma. Mestre em educação pela Universidade Federal do Piauí­-UFPI. Membro do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC- UFPI. Professora da rede estadual de ensino.

Maria da Glória Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí­

Doutora em educação.Professora permanente do programa de pós-graduação em educação da UFPI. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade federal do Piauí­-PPGED-UFPI. Coordenadora do Núcleo interdisciplinar de Pesquisa e práticas Curriculares e Formação de profissionais da Educação - NIPPC UFPI. Coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada dos profissionais da educação Básica.

Downloads

Publicado

15-05-2020

Como Citar

Feitosa, D. M., & Moura, M. da G. C. (2020). Educação de jovens e adultos: interfaces entre a escola e o trabalho em contextos de mudanças tecnológicas. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 145–160. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5381

Edição

Seção

Artigos