Formação de professores para a Educação Básica: tensão entre limites e possibilidades
Resumo
Resumo Este ensaio aborda a relação entre a formação de professores para a Educação Básica e distintos conceitos filosóficos que atuam como intercessores nos discursos e na abertura à possibilidade de promover fissuras nos modos hegemônicos de compreender e realizar a formação inicial de professores. A interlocução com Hannah Arendt, Paul Ricoeur, Martha Nussbaum e Gert Biesta permite atualizar a compreensão de formação humana como atitude encarnada em percursos coletivos e singulares; recolocar proposições que buscam superar a oscilação de ênfase na teoria ou na prática; sustentar que a docência exige "tornar-se presença" por ser uma profissão relacional; considerar a política e a ética como vida vivida e significada na própria experiência formativa no ensino superior desde o encontro com a alteridade, o reconhecimento da diversidade e a responsabilidade com os outros pelo mundo comum. A conclusão aponta que a formação de professores dirigida para a atuação educacional com bebês, crianças e jovens poderia adquirir novos contornos a partir da tensão entre ideologia e utopia como criação de outro imaginário pedagógico comprometido tanto com a retomada da força conceitual e integradora da escola, em sua dimensão de espaço social da esfera pública, quanto com a responsabilidade criadora de imaginar contextos de vida e de experiência educacional materializados no agir docente. Palavras-chave: Formação de professores. Educação Básica. Formação inicial. Imaginário pedagógico. Abstract This essay deals with the relationship between teacher education for Basic Education and different philosophical concepts that act as intercessors in discourses and in the openness to the possibility of promoting fissures in the hegemonic ways of understanding and realizing the initial formation of teachers. The interlocution with Hannah Arendt, Paul Ricoeur, Martha Nussbaum and Gert Biesta allows to update the understanding of human formation as an embodied attitude in collective and singular paths; to reposition propositions that seek to overcome the oscillation of emphasis in theory or practice; to maintain that teaching requires "becoming a presence" because it is a relational profession; to consider politics and ethics as lived and meaningful life in the formative experience itself in the higher education since the encounter with the alterity, the recognition of the diversity and the responsibility with the others by the common world. The conclusion is that teacher training directed to the educational activity with infants, children and young people could acquire new contours from the tension between ideology and utopia as creation of another pedagogical imaginary committed both to the resumption of conceptual and integrative strength of the school, in its dimension of social space of the public sphere, as well as with the creative responsibility of imagining contexts of life and educational experience materialized in the teaching action. Keywords: Teacher training. Basic education. Initial formation. Educational imaginary.Downloads
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