Autoria e empoderamento: formação de professores e a escrita monográfica de conclusão no PARFOR-HISTÓRIA/UFRRJ.

Autores

  • Patricia Bastos de Azevedo Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Maria Marques Santos Universidade Federal Rural do Rio de Jaeniro

Resumo

Resumo O artigo que apresentamos é parte da pesquisa em desenvolvimento: Tornar-se professor de História: correlações de poder e força nas práticas de letramento na licenciatura de História PARFOR/UFRRJ. Buscamos apresentar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), assim como os referenciais teóricos que mobilizamos para pensar este campo de pesquisa e seus indí­cios. O foco principal de nossa pesquisa é compreender na formação do professor de História/PARFOR as correlações de força e poder que constituem as práticas de oralidade e letramento neste processo formativo dos alunos. Para este artigo analisaremos a produção da monografia de conclusão de curso. Utilizaremos como indí­cio as entrevistas realizadas com os professores/alunos que concluí­ram o curso em 2016.2. O PARFOR possibilitou a entrada de um perfil de professores/alunos que acumularam ao longo de seus percursos no mundo da vida e do trabalho marcas identitárias e saberes sobre práticas de letramento diferenciadas dos alunos que tradicionalmente ingressam na universidade. Esses professores/alunos carregam, portanto, saberes que possuem concepções quanto à validade e pertinência relativas às práticas de oralidade, leitura e escrita. No processo de formação na graduação, essas pretensões são questionadas e tensionam as tradições letradas constituí­das na universidade, abalando as certezas cristalizadas em alguns segmentos acadêmicos. As tensões geram verdadeiras rachaduras epistémicas-pedagógicas, mais evidenciadas em algumas licenciaturas que outras. Palavras-chave: Formação de Professor. Letramento. PARFOR-Professor de História. Abstract The article that we present is pat of research indevelopmente: become a history teacher: correlations of power and strength in the practices of literacy in history degree PARFOR/UFRRJ. We seek to present the national plan for the formation of Teachers of basic education (PARFOR), as well as the theoret ical references that we mobilize to think this search field and their indications. The main focusof our research is to understand the formation of the history teacher/PARFOR the correlations of strength and power that make the practices of orality and literacy in this formative process of the students. For this article we will look at the production of the monograph of completion. We will use as evidence the interviews with teachers/students who completed the course in 2016.2. The PARFOR allowed the entry of a profile of teachers/students who have accumulated along their routes in the world of life and work identity marks and knowledge about differentiated literacy practices of students who traditionally joined University. These teachers/students carry, so you know who own conceptions as to the validity and relevance concerning the practices of speaking, reading and writing. In the process of formation at graduation, these claims are questioned and they intend the literate traditions constituted in the University, shaking the candied in some academic segments certainties. Tensions generate true cracks epistémicas-pegagogical, more evident in some degrees than others. The research made it possible to understand that the relationships of literacy and teacher training are challenges that need to be faced in greater depth by the University. Keywords: Teacher Training. Literacy. PARFOR-history teacher.

Biografia do Autor

Patricia Bastos de Azevedo, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora da UFRRJ, Departamento de Educação e Sociedade. Professora do quadro permanente do ProfHistória e do PPGEduc. Lí­der do Grupo de Pesquisa Currí­culo, cultura e polí­tica. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Oficinas da História. Coordenação Geral PARFOR.

Ana Maria Marques Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Jaeniro

Professora da UFRRJ, Departamento de Educação e Sociedade. Professora do quadro permanente do PPGeo. Pesquisadora do GEPEADS. Coordenação Pedagogia e Adjunto do PARFOR.

Publicado

04-12-2018

Como Citar

Bastos de Azevedo, P., & Marques Santos, A. M. (2018). Autoria e empoderamento: formação de professores e a escrita monográfica de conclusão no PARFOR-HISTÓRIA/UFRRJ. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(41), 363–386. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5262

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