Cultura e educação: contornos (in)desejáveis numa sociedade multifacetada

Autores

  • Deolinda Alice Dias Pedroso Ribeiro Instituto Politécnico do Porto
  • Ana Filipa Fontes Correia Instituto Politécnico do Porto
  • Sara Filipa Costa Silva Monteiro Instituto Politécnico do Porto

Resumo

Na sociedade multifacetada como a do século XXI, o binômio educação-cultura pressupõe conhecer a relação mútua entre esses dois fenômenos tão complexos, tornando-os forçosamente indissociáveis. Essa relação tem vindo a influenciar as constantes transformações da(s) sociedade(s) que, devido à pluralidade de modos de ser, estar, pensar e agir e à sua disseminação no mundo, carecem de respostas educativas capazes de incluir um novo quadro sociológico, multicultural e complexo. Esse fenômeno social coloca novos desafios à educação. O artigo que se apresenta resulta de uma investigação na prática educativa, na formação de professores. Teve como objetivos compreender de que forma a diversidade cultural era respeitada e valorizada no contexto educativo e, contribuir com propostas para os processos de reflexão docente para motivar a transformação das práticas pedagógicas, em prol do respeito e valorização da cultura que cada ator educativo é portador. Na sociedade multifacetada como a do século XXI, o binômio educação-cultura pressupõe conhecer a relação mútua entre esses dois fenômenos tão complexos, tornando-os forçosamente indissociáveis. Essa relação tem vindo a influenciar as constantes transformações da(s) sociedade(s) que, devido à pluralidade de modos de ser, estar, pensar e agir e à sua disseminação no mundo, carecem de respostas educativas capazes de incluir um novo quadro sociológico, multicultural e complexo. Esse fenômeno social coloca novos desafios à educação. O artigo que se apresenta resulta de uma investigação na prática educativa, na formação de professores. Teve como objetivos compreender de que forma a diversidade cultural era respeitada e valorizada no contexto educativo e, contribuir com propostas para os processos de reflexão docente para motivar a transformação das práticas pedagógicas, em prol do respeito e valorização da cultura que cada ator educativo é portador. A investigação assumiu caracterí­sticas próximas da investigação-ação, em que a observação direta e indireta e a análise reflexiva sobre a informação recolhida foram as etapas mais trabalhadas. O método de recolha de informação foi a entrevista e o questionário junto das crianças, dos docentes e das famí­lias. Os resultados da investigação permitiram identificar atitudes e comportamentos de desvalorização da diversidade cultural nos processos educativos, observando-se, ao invés, um processo de aculturação à cultura dominante. Como resultado da aprendizagem das autoras, foram elaboradas algumas propostas pedagógicas para a transformação do real educativo, assentes no pressuposto de que a cultura de cada criança deve ser encarada como um bem a preservar e a expandir. Palavras-chave: Cultura. Educação. Pedagogia.

Biografia do Autor

Deolinda Alice Dias Pedroso Ribeiro, Instituto Politécnico do Porto

Deolinda Ribeiro é doutora em Ciências da Educação, especialidade de Supervisão e Metodologias Especí­ficas da Educação de Infância, coordenadora e docente do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

Ana Filipa Fontes Correia, Instituto Politécnico do Porto

Filipa Correia é estudante finalista do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

Sara Filipa Costa Silva Monteiro, Instituto Politécnico do Porto

Sara Monteiro é estudante finalista do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, Portugal.

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Publicado

15-05-2020

Como Citar

Ribeiro, D. A. D. P., Correia, A. F. F., & Monteiro, S. F. C. S. (2020). Cultura e educação: contornos (in)desejáveis numa sociedade multifacetada. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(50), 207–235. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/5085

Edição

Seção

Artigos