Uso de aplicativos no ensino de quí­mica orgânica na percepção de discentes

Autores

  • Fabio Caires de Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso
  • João Milani Júnior Universidade do Estado de Mato Grosso
  • José Wilson P. Carvalho Universidade do Estado de Mato Grosso

Resumo

O objetivo do presente artigo foi investigar a percepção de um grupo de discentes ao avaliarem e discutirem as potencialidades e limitações de dois aplicativos explorados no ensino do conteúdo de Hidrocarbonetos. Nesse estudo, foi utilizada uma abordagem de cunho qualitativo, mas sem desprezar eventuais dados quantitativos, com caracterí­stica de pesquisa participante realizada com 14 discentes da disciplina de quí­mica orgânica do curso de Bacharelado em Engenharia de Alimentos de uma universidade pública, no interior do Estado de Mato Grosso. Os resultados mostram que os aplicativos possuem potencial para utilização em situação de ensino, mas os discentes reconheceram a importância de sua utilização deve ser acompanhada de atividades que direcionem a abordagem e os objetivos que se pretende atingir. Por fim, pode-se inferir que os aplicativos podem ser recursos didáticos aliados ao processo de ensino de quí­mica, contribuindo para despertar o interesse do estudante e tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas. Palavras-chave: Tecnologias de ensino. Objetos digitais de aprendizagem. Hidrocarbonetos.

Biografia do Autor

Fabio Caires de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciado em Quí­mica, mestre pelo Programa em Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), UNEMAT, Barra do Bugres. Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT,Campus Barra do Bugres-MT.

João Milani Júnior, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduado em Ciência da Computação, mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), UNEMAT, Barra do Bugres. Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT,Campus Barra do Bugres-MT.

José Wilson P. Carvalho, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciado em Quí­mica, Doutor em Fí­sico-Quí­mica, Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM), UNEMAT, Barra do Bugres. Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT,Campus Barra do Bugres-MT.

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Publicado

05-02-2020

Como Citar

Oliveira, F. C. de, Milani Júnior, J., & Carvalho, J. W. P. (2020). Uso de aplicativos no ensino de quí­mica orgânica na percepção de discentes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 86–103. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4998

Edição

Seção

Artigos