A FORMAÇÃO ÉTICA DO EDUCADOR: COMPETÊNCIA E JUÍZO MORAL DE GRADUANDOS DE PEDAGOGIA

Autores

  • Rita Melissa Lepre UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Alessandra de Morais-Shimizu UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Patrícia Unger Raphael Bataglia UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Maria Cláudia Cabrini Grácio UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Sebastião Marcos Ribeiro de Carvalho UNESP - Univ. Estadual Paulista
  • Jaqueline Barbosa Oliveira UNESP - Univ. Estadual Paulista

Resumo

Tradicionalmente, a ênfase no ensino universitário tem sido sobre teoria e técnica. A formação ética do profissional que atuará na sociedade é colocada, no máximo, em uma disciplina ligada à deontologia da profissão. A postura ética é discutida com certo fastio, e a missão de formar eticamente o graduando é considerada como cumprida. Diante dessa realidade, esta pesquisa teve como objetivo verificar se a formação proporcionada no curso superior de Pedagogia tem influência no desenvolvimento do juí­zo e da competência moral de seus graduandos. Os participantes foram alunos dos primeiros e últimos anos dos cursos de Pedagogia de duas universidades do Estado de São Paulo (n=540), uma pública e uma particular. Os instrumentos utilizados foram o Defining Issues Test (DIT-2) e o Moral Judgment Test (MJT-xt). Os resultados indicaram que a formação não levou a um progresso significativo, no campo da reflexão sobre problemas morais.

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Biografia do Autor

Rita Melissa Lepre, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Psicóloga, mestre e doutora em Educação. Professora assistente do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da UNESP - Univ. Estadual Paulista, campus de Bauru, SP e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UNESP - campus de Assis, SP.

Alessandra de Morais-Shimizu, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Psicóloga, mestre e doutora em Educação. Professora assistente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Univ. Estadual Paulista, campus de Marí­lia, SP.

Patrícia Unger Raphael Bataglia, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Social. Professora assistente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Univ. Estadual Paulista, campus de Marí­lia, SP.

Maria Cláudia Cabrini Grácio, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Bacharel em Estatí­stica, mestre em Estatí­stica e doutora em Lógica. Professora assistente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP - Univ. Estadual Paulista, campus de Marí­lia, SP.

Sebastião Marcos Ribeiro de Carvalho, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Matemático, Pedagogo, mestre e doutor. Professor assistente do Departamento de Psicologia da Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Univ. Estadual Paulista, campus de Marí­lia, SP.

Jaqueline Barbosa Oliveira, UNESP - Univ. Estadual Paulista

Graduanda em Pedagogia, pela Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP - Univ. Estadual Paulista, campus de Marí­lia, SP.

Publicado

18-09-2013

Como Citar

Lepre, R. M., Morais-Shimizu, A. de, Bataglia, P. U. R., Grácio, M. C. C., Carvalho, S. M. R. de, & Oliveira, J. B. (2013). A FORMAÇÃO ÉTICA DO EDUCADOR: COMPETÊNCIA E JUÍZO MORAL DE GRADUANDOS DE PEDAGOGIA. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 113–137. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/498

Edição

Seção

Artigos