Contribuições da teoria de Piaget para a educação

Autores

  • Maria Judith Sucupira da Costa Lins Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo

Este estudo focaliza alguns dos mais importantes tópicos da Teoria de Piaget e tenta mostrar um pouco de suas possí­veis contribuições e limitações para a Educação. A hipótese principal é que esta Teoria freqí¼entemente se limita ao estudo do desenvolvimento da cognição e que isto não é verdadeiro. Nosso objetivo pode ser entendido como uma tentativa de mostrar como Jean Piaget estava interessado em muitos outros aspectos do desenvolvimento humano. Embora ele não fosse um educador, sua teoria pode realmente oferecer alguma contribuição útil a todas aquelas pessoas trabalhando em escolas e outros campos relacionados à Educação. No inicio foi questionado o significado da palavra Educação para que fosse fornecida alguma condição de compreensão básica. Na seção principal deste artigo, quatro tópicos diferentes de Educação foram analisados a partir do ponto de vista da teoria piagetiana: fatores social, cognitivo, afetivo e moral. Algumas reflexões relativas às contribuições e limitações da Teoria de Piaget para a Educação em cada um destes tópicos são apresentadas. Foi discutida a presença de cada um destes fatores no contexto total desta Teoria. Foi estudado como os quatro fatores estão relacionados com a filosofia educacional. Neste artigo tentou-se dar ao leitor a oportunidade de olhar para as quatro diferentes abordagens educacionais de acordo com a Epistemologia Genética. Uma bibliografia é apresentada para ajudar aqueles interessados em continuar a discussão. Palavras-chave: Epistemologia genética. Fator social em Piaget. Fator cognitivo em Piaget. Fator afetivo em Piaget. Fator moral em Piaget.

Publicado

08-05-2018

Como Citar

Lins, M. J. S. da C. (2018). Contribuições da teoria de Piaget para a educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 2(4), 11–29. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4894

Edição

Seção

Artigos