Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas
Resumo
José Armando Valente Em palestra para o II E-TIC José Armando Valente é coordenador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Universidade de Campinas - Nied/Unicamp e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Ced/PucSP. Dentre os temas de pesquisa de seu interesse destacam-se: a criação de ambientes de aprendizagem que utilizam o computador; o desenvolvimento de metodologias de formação usando computadores em escolas e empresas, presencial ou a distância e o estudo do potencial do computador como ferramenta educacional. A palestra apresentada a seguir foi proferida no II Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação - II E-TIC/2004, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estácio de Sá. Sobre o II E-TIC O II E-TIC foi realizado no campus Centro I, organizado por docentes da Linha de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos Educacionais e teve como objetivos: (a) debater perspectivas e desafios das TIC na educação e na cibercultura; (b) promover um espaço de troca entre diversas instituições que trabalham com as TIC na Educação; (c) difundir produções acadêmicas recentes da Linha de Pesquisa. O professor José Armando Valente abriu o evento no dia 3 de novembro de 2004 com a palestra cujo texto está publicado nesta Seção. A programação incluiu: painéis e palestras sob a responsabilidade dos professores Marcos Elia (NCE/UFRJ), Marcelo Bairral (UFRRJ), Raquel Goulart Barreto (UERJ), Gianna Oliveira Roque (PUC) e Elomara Castillo Barilli (FIOCRUZ/Pólo ABED/Rio), Paulo Vaz (Eco/UFRJ) e Mohammed Elhajji (Eco/UFRJ); a apresentação de dissertações recém defendidas no PPGE por Eleonora Guimarães Melo, Fred Ferreira dos Santos e Maria Cely Lyrio; e da apresentação da tese de Samuel Bueno defendida na UERJ.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo para publicação na Revista Educação e Cultura Contemporânea, o (s) autor(es) concordam com os seguintes termos:
I. O(s) autor(es) e o(s) eventual(is) coautor(es) conhecem e declaram concordar com as políticas editoriais da revista para a publicação de artigos e com os termos e diretrizes a seguir;
II. Os autores garantem que o trabalho não foi publicado anteriormente em meio eletrônico ou impresso, tampouco encaminhado para publicação em língua portuguesa em outros periódicos. Também asseguram que todos os autores participaram na elaboração intelectual de seu conteúdo;
III. Os artigos publicados representam, exclusivamente, a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição da Revista Educação e Cultura Contemporânea ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá;
IV. É responsabilidade do(s) autor(es) assegurar que o manuscrito não contenha elementos que revelem sua identidade, garantindo a revisão cega durante o processo de avaliação por pares. Para isso, devem ser adotadas as seguintes medidas: remover nomes de autores, afiliações institucionais e quaisquer informações pessoais do corpo do texto e das notas de rodapé; substituir referências à própria produção por termos neutros, como “Autor(a)” ou “Autor(a), ano”, evitando citações que permitam a identificação; nomear o arquivo de submissão de forma neutra, sem mencionar o nome do(s) autor(es); e excluir metadados do documento que possam identificar a autoria (ex.: propriedades do arquivo em editores de texto).
V. O responsável pela submissão deve certificar-se do preenchimento completo e correto das informações de todos os colaboradores, conforme solicitado no sistema de submissão, incluindo: nome completo, filiação institucional atualizada, e-mail, link para o currículo Lattes (para participantes brasileiros), ORCID e minicurrículo;
VI. O(s) autor(es) comprometem-se a submeter o manuscrito utilizando exclusivamente o template oficial disponibilizado pela Revista Educação e Cultura Contemporânea (REEDUC), assegurando o cumprimento integral das normas de formatação exigidas. Isso inclui a padronização de margens, fonte, espaçamento, estilo de citações e referências bibliográficas, conforme descrito nas Diretrizes para Autores. Submissões fora do padrão estabelecido poderão ser rejeitadas ou devolvidas para ajustes antes do encaminhamento à avaliação por pares.
VII. Caso tenha sido utilizado algum recurso de inteligência artificial (IA) durante a elaboração do manuscrito, o(s) autor(es) deve(m) declarar esse uso, seguindo as orientações do template e da seção "Declaração de Direito Autoral", disponíveis nesta página.