A escola no contexto do contemporâneo: a contribuição teórico-metodológica das representações sociais

Autores

  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Centro Federal de Educação Tecnológica - Rio de Janeiro/CEFET-RJ
  • Luciene Alves Miguez Naiff Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da investigação acerca das finalidades da escola no contexto contemporâneo de um grupo de professores da Educação Básica que atuam nas escolas da rede pública localizadas em comunidades de baixa renda da Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro. O aporte teórico que sustentou esta investigação consiste na Teoria das Representações Sociais, na perspectiva proposta por Moscovici. O instrumento de coleta de dados foi o questionário semiestruturado. O tratamento dos dados coletados foi realizado a partir da análise das Redes Semânticas geradas com o suporte do software Atlas.ti. Desta análise, foi possí­vel identificar que existem representações socialmente construí­das para o grupo de professores participantes da pesquisa acerca das finalidades da escola no contexto contemporâneo e estas representações se encontram associadas às unidades de sentido relacionadas ao aluno, ao cenário sociopolí­tico e ao futuro da educação. Palavras-chave: Representação Social. Finalidades da Escola. Contexto Contemporâneo.

Biografia do Autor

Alcina Maria Testa Braz da Silva, Centro Federal de Educação Tecnológica - Rio de Janeiro/CEFET-RJ

-¹Centro Federal de Educação Tecnológica - Rio de Janeiro/CEFET-RJ Docente pesquisadora do Programa de Pós-graduação Ciência, Tecnologia e Educação - PPCTE Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Educação em Ciências e Representações Sociais (EDUCIRS) Departamento de Pesquisa e Pós-graduação Av. Maracanã 229 Bloco E/ 5° andar/ Sala 503-11 - Maracanã CEP. 20271-110-¹ Tel. (55) (21) 2566-3179 Ramal 225 Rio de Janeiro/RJ - Brasil http://www.cefet-rj.br

Luciene Alves Miguez Naiff, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ

Docente pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia - PPGPSI Rodovia BR 465 - Km 07 CEP 23890-000. FonePabx: (55) (21) 2681-4600 Seropédica/RJ- Brasil

Downloads

Publicado

04-05-2020

Como Citar

Testa Braz da Silva, A. M., & Naiff, L. A. M. (2020). A escola no contexto do contemporâneo: a contribuição teórico-metodológica das representações sociais. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 230–257. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4762

Edição

Seção

Artigos