Multiculturalismo crí­tico na perspectiva do currí­culo antirracista: uma revisão dos artigos da RBCE de 2005 a 2015

Autores

  • Marcelo Siqueira Jesus UFVJM
  • Juliano José Rocha Secretaria Municipal de Guanhães - MG

Resumo

Analisamos artigos do periódico Revista Brasileira de Ciências do Esporte (ISSN 2179-3255), relacionada a Área 21 do CNPQ - Educação Fí­sica. A questão central foi saber o lugar do ensino antirracista na Educação Fí­sica Escolar? Perí­odo de análise foi entre 2005 a 2015, devido a implantação de Leis Federais n° 10.639/03 e n° 11.645/08 e das Diretrizes Curriculares para implantação do ensino antirracista. Selecionamos para análise os artigos que se aproximavam do campo da Educação para Relações Étnico-Raciais, através dos temas: ensino antirracista e/ou multiculturalismo crí­tico. Nove (9) artigos apresentaram dados relacionados ao multiculturalismo crí­tico, à Educação Antirracista e à Identidade Racial. Agrupamos os resultados entre aqueles que atenderam: P = Parcialmente, NA = Não Atende e T = Totalmente. A perspectiva étnico-racial no perí­odo investigado esteve silenciada, a hipótese plausí­vel é de que a Educação Fí­sica Escolar tem pouco corroborado na implementação do ensino antirracista no currí­culo da Educação Básica. Palavras-chave: Educação antirracista. Educação para relações étnico-raciais. Educação Fí­sica Escolar. Multiculturalismo Crí­tico.

Biografia do Autor

Marcelo Siqueira Jesus, UFVJM

Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde Departamento de Educação Fí­sica

Downloads

Publicado

15-05-2020

Como Citar

Jesus, M. S., & Rocha, J. J. (2020). Multiculturalismo crí­tico na perspectiva do currí­culo antirracista: uma revisão dos artigos da RBCE de 2005 a 2015. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 176–207. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4742

Edição

Seção

Artigos