Educação antirracista e epistemologias diversas: políticas afirmativas no Brasil e Uruguai
Resumo
O texto analisa as ações afirmativas e as políticas para a educação antirracista no Brasil e no Uruguai. Objetiva destacar as semelhanças e diferenças entre políticas educacionais das duas nações. O marco temporal da análise vincula-se ao contexto pós III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, em Durban, África do Sul. Apresenta dados de estudos de caráter teórico e empírico, produzidos em ambos países, com metodologias de abordagem qualitativa, como análise documental e entrevistas. Faz referência a autores da perspectiva pós-colonial, como Frantz Fanon e Boaventura de Sousa Santos. A apreciação parcial dos dados destaca o tratamento político dado à categoria racismo, em geral dissociado de sua relação com as culturas e com as epistemologias de cada local. Ressalta igualmente as políticas educacionais resultantes das demandas construídas pelos Movimentos Negros, no Brasil e no Uruguai, associadas à um projeto de equidade racial e de reconhecimento de distintos saberes. Considera os impactos dessas políticas na Pesquisa em Educação. Palavras-chave: educação; racismo; políticas públicas; epistemologias.Downloads
Publicado
12-06-2018
Como Citar
Meinerz, C. B., & Fernández Ramírez, M. J. (2018). Educação antirracista e epistemologias diversas: políticas afirmativas no Brasil e Uruguai. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(39), 375–396. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4709
Edição
Seção
Artigos