Educação antirracista e epistemologias diversas: polí­ticas afirmativas no Brasil e Uruguai

Autores

  • Carla Beatriz Meinerz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Martín José Fernández Ramírez Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O texto analisa as ações afirmativas e as polí­ticas para a educação antirracista no Brasil e no Uruguai. Objetiva destacar as semelhanças e diferenças entre polí­ticas educacionais das duas nações. O marco temporal da análise vincula-se ao contexto pós III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, em Durban, África do Sul. Apresenta dados de estudos de caráter teórico e empí­rico, produzidos em ambos paí­ses, com metodologias de abordagem qualitativa, como análise documental e entrevistas. Faz referência a autores da perspectiva pós-colonial, como Frantz Fanon e Boaventura de Sousa Santos. A apreciação parcial dos dados destaca o tratamento polí­tico dado à categoria racismo, em geral dissociado de sua relação com as culturas e com as epistemologias de cada local. Ressalta igualmente as polí­ticas educacionais resultantes das demandas construí­das pelos Movimentos Negros, no Brasil e no Uruguai, associadas à um projeto de equidade racial e de reconhecimento de distintos saberes. Considera os impactos dessas polí­ticas na Pesquisa em Educação. Palavras-chave: educação; racismo; polí­ticas públicas; epistemologias.

Biografia do Autor

Carla Beatriz Meinerz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Docente do Departamento de Ensino e Currí­culo e do Programa de Pós-Graduação Em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Martín José Fernández Ramírez, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; bolsista acadêmico do Programa Regular da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Publicado

12-06-2018

Como Citar

Meinerz, C. B., & Fernández Ramírez, M. J. (2018). Educação antirracista e epistemologias diversas: polí­ticas afirmativas no Brasil e Uruguai. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(39), 375–396. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4709

Edição

Seção

Artigos