Que podem corpos, gêneros e sexualidades nas pesquisas com formação de professores?
Resumo
O artigo em tela se inspira na relevância das temáticas de corpos, gêneros e sexualidades para a formação de professores e professoras. Tem como objetivo evidenciar a interseção dessas temáticas a nível de pós-graduação através do levantamento bibliográfico de um conjunto de textos apresentados nas reuniões anuais da ANPED, compreendendo o período entre 1994 e 2015. As 33 produções que de alguma forma conectam essas temáticas foram identificadas e interpretadas através de elementos da análise de conteúdo. A partir de um referencial teórico pós-estruturalista, os trabalhos oriundos desse levantamento bibliográfico assumem a imagem de personagens-texto de uma obra que evoca a trinca corpos-gêneros-sexualidades na formação docente. Os resultados são apresentados evidenciando o que tem sido dito, não dito e o que ainda há por dizer sobre as temáticas na formação de professores e professoras a partir dessas personagens-texto. Destaca-se a presença expressiva de trabalhos relacionados à área da Pedagogia - contrapondo as frequentes afirmações de que a área de Ciências concentra a totalidade dessas discussões -, bem como a revelação de vinculações isoladas da formação docente com cada um dos três eixos que compõem a trinca corpos-gêneros-sexualidades. Conclui-se que nenhum dos trabalhos mapeados dialogaram concomitantemente com as três temáticas em conjunto e a formação de professores e professoras, representando uma lacuna em termos heurísticos e formativos. Palavras-chave: Formação de professores. Corpo. Gênero. Sexualidade.Downloads
Publicado
13-12-2019
Como Citar
Gurgel, E., & Maknamara, M. (2019). Que podem corpos, gêneros e sexualidades nas pesquisas com formação de professores?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 372–395. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4668
Edição
Seção
Revisão de literatura