Que podem corpos, gêneros e sexualidades nas pesquisas com formação de professores?

Autores

  • Evanilson Gurgel UFBA
  • Marlécio Maknamara UFBA

Resumo

O artigo em tela se inspira na relevância das temáticas de corpos, gêneros e sexualidades para a formação de professores e professoras. Tem como objetivo evidenciar a interseção dessas temáticas a ní­vel de pós-graduação através do levantamento bibliográfico de um conjunto de textos apresentados nas reuniões anuais da ANPED, compreendendo o perí­odo entre 1994 e 2015. As 33 produções que de alguma forma conectam essas temáticas foram identificadas e interpretadas através de elementos da análise de conteúdo. A partir de um referencial teórico pós-estruturalista, os trabalhos oriundos desse levantamento bibliográfico assumem a imagem de personagens-texto de uma obra que evoca a trinca corpos-gêneros-sexualidades na formação docente. Os resultados são apresentados evidenciando o que tem sido dito, não dito e o que ainda há por dizer sobre as temáticas na formação de professores e professoras a partir dessas personagens-texto. Destaca-se a presença expressiva de trabalhos relacionados à área da Pedagogia - contrapondo as frequentes afirmações de que a área de Ciências concentra a totalidade dessas discussões -, bem como a revelação de vinculações isoladas da formação docente com cada um dos três eixos que compõem a trinca corpos-gêneros-sexualidades. Conclui-se que nenhum dos trabalhos mapeados dialogaram concomitantemente com as três temáticas em conjunto e a formação de professores e professoras, representando uma lacuna em termos heurí­sticos e formativos. Palavras-chave: Formação de professores. Corpo. Gênero. Sexualidade.

Biografia do Autor

Evanilson Gurgel, UFBA

É Mestre em Educação e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA. Foi professor de Ciências da Natureza e Matemática no ProJovem Campo: Saberes da Terra em Ceará-Mirim, RN. É membro integrante do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Marlécio Maknamara, UFBA

É doutor em Educação pela UFMG e membro pesquisador do GECC-UFMG. Foi professor auxiliar da Universidade Estadual de Alagoas (2004-2005), professor assistente da Universidade Federal de Sergipe (2006-2012), e professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012-2016). Atualmente é professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UFRN e Lí­der do ESCRE(VI)VER: Grupo de Estudos e Pesquisas com Narrativas em Educação/CNPq.

Downloads

Publicado

13-12-2019

Como Citar

Gurgel, E., & Maknamara, M. (2019). Que podem corpos, gêneros e sexualidades nas pesquisas com formação de professores?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 372–395. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4668

Edição

Seção

Revisão de literatura