O que nos ensina Shopenhauer educador?

Autores

  • Alberes Siqueira Cavalcanti Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Maranhão

Resumo

O texto busca contextualizar o pensamento nietzschiano, para, ao tratar da Terceira Consideração intempestiva - Shopenhauer educador, discutir o sentido da educação filosófica no contexto contemporâneo. Nessa Consideração, Nietzsche objetiva definir o papel da filosofia e exaltar o exemplo dos grandes mestres para a educação. O filósofo critica a formação humana que nivele por baixo e vulgarize a cultura e a educação segundo interesses utilitários e práticos estatais, mercadológicos e acadêmicos. Sendo a filosofia um pensar vivo e intempestivo, a educação filosófica não pode ser apenas a transmissão e a apreensão eruditas, como apropriação e repetição não criativa de pensamentos já elaborados por outros, mas vazios de significado para a vida dos sujeitos envolvidos no processo educativo. Shopenhauer educador nos faz compreender que, ao se reduzir a cultura, a educação e a filosofia a fins pragmáticos e utilitários, gera-se a décadence. Palavras-chave: Nietzsche. Modernidade. Educação. Filosofia.

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Publicado

08-10-2019

Como Citar

Cavalcanti, A. S. (2019). O que nos ensina Shopenhauer educador?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 230–241. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4593

Edição

Seção

Artigos