A concepção de educação de Zygmunt Felinski à luz da contemporaneidade

Autores

  • Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná - PUCPR
  • Roseli Teresinha Bortolan Grybosi Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná

Resumo

A Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Famí­lia de Maria foi fundada pelo Arcebispo Zygmunt Felinski, em Petersburgo/Rússia no ano de 1857. Essas religiosas vieram ao Brasil a partir de 1906, com intenção de dar atenção ao imigrante polonês em terras brasileiras. O objetivo deste artigo é analisar as categorias educacionais pertinentes à concepção de educação de Zygmunt Felinski que estão sendo aplicadas na contemporaneidade. A pesquisa teve caráter bibliográfico, documental e de campo, com apoio nos trabalhos de Chartier (2002), Fracek (2009) e Ziejka (2009), dentre outros. Os resultados obtidos demonstraram que as categorias educacionais de Zygmunt Felinski permanecem vivas nas instituições pesquisadas, porém, as religiosas educadoras estão atentas aos sinais dos tempos, atualizando seu carisma e seus princí­pios pedagógicos à luz da contemporaneidade. Palavras-chave: História da Educação. Zygmunt Felinski. Educação. Contemporaneidade.

Biografia do Autor

Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Licenciada em Pedagogia, bacharel em Direito. Mestre em Gestão de Instituições de Educação Superior; Mestre em Educação; Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (M/D) da PUCPR. Editora da Revista Diálogo Educacional, A-2, da PUCPR.

Roseli Teresinha Bortolan Grybosi, Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná

Licenciada em História. Especialista em Educação Infantil. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifí­cia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professora da rede pública do Estado do Paraná.

Downloads

Publicado

15-05-2020

Como Citar

Vieira, A. M. D. P., & Grybosi, R. T. B. (2020). A concepção de educação de Zygmunt Felinski à luz da contemporaneidade. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 208–229. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4511

Edição

Seção

Artigos