A produção cientí­fica sobre o ensino de Psicologia nos cursos de Pedagogia: uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ
  • Marília Bazan Blanco UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Resumo

Na matriz curricular dos cursos de Pedagogia está previsto o ensino de Psicologia da Educação, com o intuito de possibilitar aos futuros professores e pedagogos apreenderem os conhecimentos relacionados ao desenvolvimento e à aprendizagem dos indiví­duos. Diante disso, emergiu o questionamento: de que modo o ensino de Psicologia tem ocorrido nas licenciaturas? Este determinou o objetivo geral da pesquisa: analisar a disciplina de Psicologia da Educação nos cursos de licenciatura, e mais especificamente no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia. Este artigo é uma investigação qualitativa que buscou conhecer, por meio da revisão sistemática de literatura, as contribuições das produções cientí­ficas realizadas no Brasil, no que tange à disciplina de Psicologia da Educação nos cursos de Pedagogia. Destarte, evidenciou-se que não há uma padronização quanto ao ensino de Psicologia nas licenciaturas. Entretanto, sua valorização para a formação do futuro professor é evidente. As produções cientí­ficas indicaram a necessidade de conceber a disciplina de Psicologia da Educação enquanto um fundamento teórico metodológico, capaz de auxiliar o processo de ensino e de aprendizagem, por meio da contextualização das abordagens psicológicas e de sua articulação com os conhecimentos pedagógicos, tendo em vista uma prática docente crí­tica e transformadora. Constatou-se que é primordial a rediscussão das produções referentes ao ensino de Psicologia, bem como a reorganização do corpo docente quanto ao que será ministrado na referida disciplina, além da inserção de aulas práticas em todos os anos do curso, para que não haja o esvaziamento de conteúdos e/ou a falta de relação com a prática docente. Palavras-chave: Ensino de Psicologia. Pedagogia. Psicologia da Educação.

Biografia do Autor

Ana Paula Gonçalves Arantes Gennari, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Professora Pedagoga - SEED/PR. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós Graduação em Ensino da UENP/CP. Especialista em Polí­ticas Públicas para a Educação pela UENP/CP. Pedagoga pela UENP/CP. Tecnóloga em Informática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio.

Marília Bazan Blanco, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ

Docente do Centro de Ciências Humanas e da Educação. E do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), campus de Cornélio Procópio.

Downloads

Publicado

18-06-2019

Como Citar

Gonçalves Arantes Gennari, A. P., & Blanco, M. B. (2019). A produção cientí­fica sobre o ensino de Psicologia nos cursos de Pedagogia: uma revisão sistemática de literatura. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 340–371. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4190

Edição

Seção

Revisão de literatura