Por que ler os clássicos na escola? Observações a partir de um clube de leitura para adolescentes

Autores

  • Willian Eduardo Righini de Souza Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo

Resumo

Discute a importância da leitura de clássicos literários no Ensino Médio e as práticas de leitura entre jovens. A partir da observação empí­rica em um grupo de leitura com alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública federal localizada no Estado de São Paulo, aponta que é frequente a rejeição a livros considerados clássicos no ambiente escolar. Tendo esse quadro como referência e por meio de pesquisa bibliográfica, reflete sobre a necessidade de se realizar esse tipo de leitura na escola. Argumenta que a escola não tem como garantir prazer estético ao aluno, ainda que possa facilitá-lo por meio de mediações. Nesse sentido, defende um maior diálogo entre as áreas da Educação e da Ciência da Informação, contribuindo para atividades extracurriculares, o incentivo à leitura integral de textos, a mediação cultural e a valorização da biblioteca. Palavras-chave: Biblioteca escolar. Cânone literário. Ensino de literatura. Prazer estético.

Biografia do Autor

Willian Eduardo Righini de Souza, Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia de São Paulo

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo

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Publicado

05-02-2020

Como Citar

Souza, W. E. R. de. (2020). Por que ler os clássicos na escola? Observações a partir de um clube de leitura para adolescentes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 127–150. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4182

Edição

Seção

Artigos