O ví­deo na escola: uma revisão de literatura

Autores

  • Maria das Graças Lino Labrunie Colégio Pedro II
  • Giselle Martins dos Santos Ferreira PPGE/UNESA

Resumo

Este artigo constitui um recorte de uma pesquisa que teve como objetivo geral analisar as concepções e práticas relativas à produção de ví­deo na Educação Básica. Apresenta um panorama da discussão acadêmica sobre o ví­deo na escola a partir dos achados de uma revisão de literatura levantada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), complementado com buscas conduzidas no portal Capes Periódicos. Foram selecionados e analisados 35 trabalhos que abordam diferentes aspectos relativos à produção de ví­deo na escola. O objetivo inicial era identificar o modus operandi dos usos do ví­deo na escola e esclarecer os espaços-tempo onde são conduzidas as atividades. Os achados sugerem que as experiências relatadas não têm diferenças significativas se realizadas dentro ou fora de sala de aula, em aulas regulares ou em oficinas extraclasse. As maiores distinções percebidas nos estudos dizem respeito às diferentes ênfases dos elementos relativos à atividade de produção de ví­deos. Ainda que partam de construtos teóricos, metodologias e ênfases diferentes, os estudos analisados sugerem um consenso acerca dos ganhos do trabalho com o ví­deo na escola, ou seja, trata-se de atividade construtiva e propiciadora de um grande desenvolvimento do potencial dos jovens. PALAVRAS-CHAVE: TIC na Educação; Ví­deo Digital; Educação Básica; Revisão de Literatura

Biografia do Autor

Maria das Graças Lino Labrunie, Colégio Pedro II

Maria das Graças Lino Labrunie Minibio: Professora de Inglês do Colégio Pedro II. Mestre em Educação pela PUC-Rio e Doutora em Educação pela UNESA Endereço: Colégio Pedro II, Campus Humaitá II, Rua Humaitá 80 Telefone: (21) 98821-4117 E-mail: glabrun@gmail.com

Giselle Martins dos Santos Ferreira, PPGE/UNESA

Minibio: Professora Adjunta do PPGE/UNESA, onde lidera o Grupo de Pesquisas em Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais. Pós-Doutora em Educação pela Open University do Reino Unido. Endereço: PPGE/UNESA, Av. Presidente Vargas 641, 22º, Rio de Janeiro.

Publicado

27-01-2018

Como Citar

Labrunie, M. das G. L., & Ferreira, G. M. dos S. (2018). O ví­deo na escola: uma revisão de literatura. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 416–436. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/4104

Edição

Seção

Revisão de literatura