Considerações sobre a relação sujeito-objeto em Pierre Bourdieu

Autores

  • Maurício Bronzatto FAC São Roque
  • Kleber Tuxen Carneiro Faculdades Network
  • Eliasaf Rodrigues de Assis FAC São Roque
  • Ricardo Leite Camargo Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

O presente artigo pretende, a partir do livro "Esboço de autoanálise", de Pierre Bourdieu, e do estabelecimento de uma interlocução entre este e três outras produções, duas das quais do mesmo autor ("Introdução a uma sociologia reflexiva" e "Uma ciência que perturba") e outra de Maria Manuela Alves Garcia ("O campo das produções simbólicas e o campo cientí­fico em Bourdieu"), refletir sobre a relação sujeito-objeto nos domí­nios das ciências humanas. Os principais aspectos que ensejaram as reflexões deste artigo foram: o desapontamento e a crí­tica de Bourdieu ao distanciamento acadêmico, que cria uma clausura filosófica e mantém o mundo social a distância; a influência das origens de Bourdieu em suas descobertas no campo e em sua visão realista e combativa das relações sociais contra a experiência protegida da vida burguesa; a "emoção raciocinada" na produção cientí­fica de Bourdieu; a "conversão do olhar": a mudança do filósofo em etnólogo e sociólogo. Em paralelo e de forma abreviada, serão também apresentadas as noções de habitus, campo e poder simbólico, conceitos-chave na obra bourdieuniana, dos quais lançamos mão para tecer nossas considerações.  

Biografia do Autor

Maurício Bronzatto, FAC São Roque

Graduado em Letras pela FIMI e em Pedagogia pela FAC São Roque; Doutor em Educação Escolar pela Unesp-Araraquara; professor dos cursos de Pedagogia, Direito e  Administração da FAC São Roque

Kleber Tuxen Carneiro, Faculdades Network

Possui graduação em Educação Fí­sica, é Especialista em Pedagogia do Movimento, Mestre e Doutorando em Educação Escolar pela FCLAr-Unesp. Atualmente é docente na Faculdades Network e na Secretaria da Educação São Paulo/Diretoria de Americana. Docente nos cursos de Educação Fí­sica e Pedagogia.

Eliasaf Rodrigues de Assis, FAC São Roque

Sociólogo, Mestre e Doutorando em Educação Escolar pela Unesp, com pesquisas em temas como Psicologia do Desenvolvimento Moral e Aprendizagem Ética. Professor dos cursos de Serviço Social e Pedagogia da FAC São Roque. Professor de pós-graduação no MBA da Veris-Metrocamp em Campinas. Articulista e editor-assistente da Revista Impacto. 

Ricardo Leite Camargo, Universidade de São Paulo (USP)

Pedagogo, Mestre e Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); professor da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP); membro do Laboratório de Psicologia Genética/Unicamp

Publicado

04-08-2013

Como Citar

Bronzatto, M., Carneiro, K. T., de Assis, E. R., & Camargo, R. L. (2013). Considerações sobre a relação sujeito-objeto em Pierre Bourdieu. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 231–250. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/400

Edição

Seção

Artigos