Um olhar epistemológico para o signo em Bakhtin e Vigotski: contribuição para a pesquisa contemporânea da Linguagem na Educação

Autores

  • Júlio Flávio de Figueiredo Fernandes Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Edson Nascimento Campos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Mauro Giffoni de Carvalho Universidade do Estado de Minas Gerais

Resumo

O texto se propõe a oferecer elementos que subsidiem um melhor entendimento da função do signo na constituição dos fundamentos epistemológicos do trabalho de Vigotski e Bakhtin. Pretende-se uma reflexão que saliente a importância da investigação desses dois autores para o campo da Educação, tanto nas questões pontuais, tomadas como objetos de pesquisa dos desafios educacionais em suas várias direções, quanto para uma discussão contemporânea no âmbito de uma filosofia da educação que oriente os processos educativos pelo ponto de vista da formação humana.

Biografia do Autor

Júlio Flávio de Figueiredo Fernandes, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Filosofia, Professor e pesquisador do Mestrado em Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais , membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Arte e Linguagem - Mestrado-FaE-UEMG.  

Edson Nascimento Campos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Educação, Professor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Arte e Linguagem | Mestrado/FaE-UEMG 

Mauro Giffoni de Carvalho, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Comunicação e Cultura, Professor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Arte e Linguagem - Mestrado-FaE-UEMG 

Publicado

18-10-2014

Como Citar

Fernandes, J. F. de F., Campos, E. N., & Carvalho, M. G. de. (2014). Um olhar epistemológico para o signo em Bakhtin e Vigotski: contribuição para a pesquisa contemporânea da Linguagem na Educação. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 12(27), 54–80. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/391

Edição

Seção

Artigos