Autonomia financeira da escola: o estado da questão

Autores

  • Antonio Nilson Gomes Moreira Universidade Estadual do Ceará
  • Sofia Lerche Vieira Universidade Estadual do Ceará

Resumo

Este trabalho mapeia e analisa artigos sobre a autonomia financeira da escola publicados em periódicos, em livros e capí­tulos e em anais de congressos ou eventos, no Brasil, de 1997 a 2016, constituindo parte do estado da questão da temática. Foi elaborado a partir de busca nas bases de dados de periódicos da CAPES-MEC e da Associação Nacional de Polí­tica e Administração da Educação (ANPAE), além de livros voltados para a polí­tica educacional. Identificados os trabalhos, os mesmos foram categorizados a partir de seus objetos de investigação, sendo identificados ainda aspectos predominantes nas pesquisas, lacunas, consensos e dissensos em relação à matéria e conclusões a que chegaram os autores. Nestas mereceram destaque a defesa da iniciativa e seus impactos positivos para a gestão da escola e sua autonomia e o desacordo entre os modelos de efetivação da polí­tica. Palavras-chave: Descentralização. Autonomia financeira da escola. Estado da questão.

Biografia do Autor

Antonio Nilson Gomes Moreira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em educação pela Universidade Estadual do Ceará. Secretário Executivo da Secretaria de Educação de Maracanaú-CE. Experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, mais especificamente em planejamento e execução orçamentária e de controle interno, além da formulação e implementação de polí­ticas educacionais.

Sofia Lerche Vieira, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Letras (UnB). Mestre em Educação (UFC). Doutora em Filosofia e História da Educação (PUC/SP), com Pós-Doutorado pela Universidad Nacional de Educacion a Distancia, Espanha. Consultora e Bolsista de produtividade do CNPq. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professora da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Membro do Comitê Editorial da Associação Nacional de Polí­tica e Administração da Educação (ANPAE) e da Editora Liber Livro. Outras atividades exercidas: Secretária de Estado do Ceará (2003-2005), Membro do Comitê Assessor da Área de Educação do CNPq (2011-2014) e Secretária de Educação do Municí­pio de Aracati-CE (2017). Escreve sobre polí­tica, história e gestão da educação.

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Publicado

06-05-2020

Como Citar

Moreira, A. N. G., & Vieira, S. L. (2020). Autonomia financeira da escola: o estado da questão. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 476–504. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3892

Edição

Seção

Revisão de literatura