Corpo, deficiência e representações
Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar como pessoas com deficiência são representadas em alguns livros didáticos do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD), do sexto ao nono ano do ensino fundamental, por meio do estudo de suas imagens. Parte-se do pressuposto que os livros didáticos propagam conhecimentos de senso comum sobre a deficiência e sobre a pessoa com deficiência. O aporte teórico da pesquisa são os estudos de Moscovici (1987, 2007) sobre o conceito e função das representações sociais e sobre as diferentes maneiras de veicular as representações pela mídia. Trata-se de uma análise documental, de caráter exploratório e de cunho qualitativo. Os procedimentos metodológicos foram pautados na Análise de Conteúdo de Bardin (1977). As imagens de pessoas com deficiência nos livros didáticos foram catalogadas e classificadas em categorias, e algumas comparações foram realizadas. As imagens foram classificadas segundo o gênero, faixa-etária, expressão facial, equipamentos, atividades, ambientes e interação social. Os resultados evidenciam a propagação de saberes de senso comum sobre as pessoas com deficiência. As imagens mais frequentes mostram pessoas jovens, sorrindo, do gênero masculino, em cadeiras de rodas, em grupos ou duplas, em ambiente externo e em atividades de estudo. A pesquisa contribui para reflexões acerca dos saberes de senso comum, que generalizam e simplificam as questões da deficiência que circulam na sociedade e sobre os possíveis impactos desses saberes na construção de futuras representações. Palavras-chave: corpo, pessoa com deficiência, representações sociais, imagemDownloads
Publicado
02-10-2017
Como Citar
Santos, O. S., & Silva, A. F. . L. (2017). Corpo, deficiência e representações. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 446–464. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3788
Edição
Seção
Artigos