Análise da conversação e análise de rede social: técnicas para apoiar a mediação online

Autores

  • Felipe da Silva Ponte de Carvalho Uerj
  • Edméa Oliveira dos Santos Uerj

Resumo

As apropriações das tecnologias digitais em rede na vida cotidiana têm reconfigurado as práticas culturais, práticas estas consumidoras e produtoras de informações que circulam no ciberespaço na relação todos-todos e que vêm constituindo o que denominamos de cibercultura. Existem inúmeros sistemas computacionais que ajudam a cartografar os dados partilhados que circulam pelos fluxos informacionais do ciberespaço, possibilitando ao pesquisador ampliar a complexidade de suas interpretações e, assim, produzir sentidos, significados e representações mais informados em relação ao cotidiano pesquisado. Nesta pesquisa-formação na cibercultura optamos pelas técnicas de Análise da Conversação (AC) e Análise de Rede Social (ARS) para nos apoiar na interpretação da conversação estabelecida no fórum da disciplina "Informática na Educação", que é uma disciplina obrigatória do 4º perí­odo e ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia a distância pela UERJ/CEDERJ/UAB. Nesta pesquisa, tí­nhamos como objetivo compreender a mediação entre docente-cursistas e cursistas-cursistas num fórum de discussão pela plataforma Moodle. O fórum de discussão é um meio comunicacional assí­ncrono que possibilita aos/í s participantes fazerem reflexões densas e discutir em profundidade, sendo um espaço para produção de conversas relacionadas ao conteúdo da aula. Como achado emergente da pesquisa, destacamos a potência de tais técnicas para apoiar a mediação online. Palavras-chave: Análise da Conversação. Análise de Rede Social. Mediação online. Pesquisa-Formação na Cibercultura.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Ponte de Carvalho, Uerj

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Uerj; bolsista Doutorado-Sanduí­che FAPERJ; pós-graduado em Informática Aplicada í  Educação (Uerj); docente online da disciplina de "Informática na Educação" do curso de Pedagogia a distância Uerj/Cederj/UAB; e membro do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (Gpdoc). Orcid: http://orcid.org/0000-0001-7398-6171

Edméa Oliveira dos Santos, Uerj

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Programa de Pós-Graduação em Educação Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ Endereço para acessar CV: http://lattes.cnpq.br/4023554724278836 Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/ , www.proped.pro.br Ambiente Virtual: www.docenciaonline.pro.br Email:edmeabaiana@gmail.com

Downloads

Publicado

09-09-2019

Como Citar

Carvalho, F. da S. P. de, & Santos, E. O. dos. (2019). Análise da conversação e análise de rede social: técnicas para apoiar a mediação online. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 353–371. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3783

Edição

Seção

Artigos