A teoria da representação social e o discurso do sujeito coletivo em estudos no campo da polí­tica educacional: sentidos da interdisciplinaridade nos BI.

Autores

  • Gabriel Swahili Sales de Almeida UFBA

Resumo

A universidade contemporânea tem se deparado com desafios de ordem social, epistemológica e estrutural que requerem uma profunda reflexão acerca de seu estatuto e função social. No contexto brasileiro, uma série de reformas incompletas agravam ainda mais a chamada crise da universidade, universidade esta que se vê envolvida em uma nova proposta de expansão e reformulação através do REUNI, programa que - dentre outras coisas - propõe uma reestruturação da arquitetura acadêmica do Ensino Superior. Estas reformulações, atendendo a demandas sociais e econômicas de caráter global, repercutem no fazer cientí­fico das Instituições de Ensino Superior e o discurso sobre um paradigma emergente e sobre a crise das ciências ganha vulto, evocando a interdisciplinaridade como elemento central de novas formas de produção de saberes. Neste contexto, e com o objetivo de investigar os sentidos aplicados à interdisciplinaridade dentro dos Bacharelados Interdisciplinares de uma Instituição de Ensino Superior, este artigo busca, através da Teoria das Representações Sociais e da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, compreender como a interdisciplinaridade é interpretada por parte da comunidade universitária, descrevendo também o uso da Teoria da Representação social e da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo bem como explorando as potencialidades das mesmas para o campo da polí­tica educacional. Constou-se, como resultado, que no plano conceitual o entendimento da interdisciplinaridade entre os colaboradores da pesquisa apresenta densidade, à medida que reconhece as implicações da categoria enquanto um processo de interação disciplinar em seus aspectos teórico, procedimental e institucional.

Biografia do Autor

Gabriel Swahili Sales de Almeida, UFBA

Departamento de Educação/ Polí­ticas Públicas e Educação; Educação e Relações Raciais

Publicado

15-02-2018

Como Citar

Sales de Almeida, G. S. (2018). A teoria da representação social e o discurso do sujeito coletivo em estudos no campo da polí­tica educacional: sentidos da interdisciplinaridade nos BI. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(38), 322–348. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3734

Edição

Seção

Seção temática