Representação social do desenvolvimento psicomotor por professor de Educação Fí­sica Escolar

Autores

  • Bruno Viviani dos Santos Estácio de Sá

Resumo

O presente estudo teve como objetivo identificar e conhecer as representações sociais do desenvolvimento psicomotor elaborado por professores de Educação Fí­sica Escolar. O grupo pesquisado foi composto por 103 professores de Educação Fí­sica, atuantes em escolas públicas, em turmas de segundo segmento do ensino fundamental II. Como instrumento, foi utilizado um questionário contendo uma questão de livre evocação e o tratamento dos dados coletados foi realizado por meio do software EVOC. Os resultados dos elementos mais evocados foram "coordenação motora", "movimento" e "lateralidade" como constituintes do que seria um possí­vel núcleo central. Esses elementos apontam uma associação da prática pedagógica do professor de Educação Fí­sica ligada à utilização dos movimentos para o desenvolvimento da coordenação motora, auxiliando na estruturação da noção corporal do aluno. Após, verificamos nas justificativas dos professores uma visão genérica acerca do desenvolvimento psicomotor, pois, pôde ser percebido que não existe uma explicação clara e consistente da importância da aula de educação fí­sica para o desenvolvimento dos aspectos afetivo, cognitivo e social do aluno. Neste sentido, podemos apontar uma lacuna na formação dos professores pesquisados em relação à noção de desenvolvimento, mais precisamente, a importância da aula de Educação fí­sica para o desenvolvimento psicomotor da criança.

Biografia do Autor

Bruno Viviani dos Santos, Estácio de Sá

Educação/Educação Fí­sica

Publicado

22-11-2017

Como Citar

Santos, B. V. dos. (2017). Representação social do desenvolvimento psicomotor por professor de Educação Fí­sica Escolar. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(37), 425–445. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3713

Edição

Seção

Artigos