A prática do esporte como estratégia de enfrentamento do estresse docente

Autores

  • Gabriela Antonia Correa UNITAU
  • Marluce Auxiliadora Glaus Leão UNITAU

Resumo

O cotidiano de trabalho do profissional docente gera estresse e reativa táticas de enfrentamento. Esta pesquisa identifica o grau de estresse dos docentes analisando as estratégias de enfrentamento utilizadas em relação à prática esportiva. Trata-se de estudo quantitativo com amostra de 555 docentes (28%), 493 mulheres e 62 homens, da Rede Municipal de um municí­pio do Vale do Paraí­ba Paulista. Utilizou como instrumentos de avaliação a Escala Toulousaine de Estresse (ETS) e a Escala Toulousaine de Coping (ETC). A análise estatí­stica foi feita pelo software SPHINX. Os resultados indicam que 35,4% praticam esportes e exibem menor ní­vel de estresse e maior desenvolvimento de estratégias de enfrentamento positivas. O isolamento é menor para os que praticam esporte. Concluiu-se que menores indicadores de estresse auxiliam no desenvolvimento de estratégias de enfrentamento positivas e que a prática de esporte minimiza o estresse, contribuindo para maior qualidade de vida e condições gerais de saúde. Palavras-chave: Trabalho docente. Estresse. Prática de esportes.

Biografia do Autor

Gabriela Antonia Correa, UNITAU

Mestrado em Desenvolvimento Humano

Marluce Auxiliadora Glaus Leão, UNITAU

Mestrado em Desenvolvimento Humano

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Publicado

04-05-2020

Como Citar

Correa, G. A., & Leão, M. A. G. (2020). A prática do esporte como estratégia de enfrentamento do estresse docente. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 336–354. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3678

Edição

Seção

Artigos