O papel da mí­dia nas representações sociais da lí­ngua estrangeira como garantia de sucesso profissional e ascensão social

Autores

  • Deise Cristina de Lima Picanço Universidade Federal do Paraná

Resumo

  Este trabalho faz parte das reflexões suscitadas durante o desenvolvimento do projeto de pesquisa, que está em fase conclusiva, sobre os discursos e representações acerca da lí­ngua estrangeira e seu ensino na mí­dia impressa (Revista Veja, Jornais Folha de São Paulo e Gazeta do Povo - de 1985 a 2005) e na publicidade de rua (campanhas publicitárias de cursos e escolas de idiomas de 2006 a 2009). Para fazer esta pesquisa usamos como referencial teórico o conceito de vozes sociais, gêneros do discurso e dialogismo do Cí­rculo de Bakhtin. Após a coleta de dados nos periódicos e campanhas publicitárias procedemos ã analise criando ao mesmo tempo categorias a partir das regularidades de sentido encontradas nos enunciados. Partimos do pressuposto de que o processo de subjetivação que cria representações da lí­ngua estrangeira, e os problemas que elas possam suscitar são condicionados não só pela sala de aula e pelas atividades de interlocução necessárias fora dela, mas também pela forma como "dizemos a lí­ngua".  As várias vozes sociais que ressoam em nossa cultura, condicionam o modo de aproximação ou rejeição a metodologias de ensino, o que impede, muitas vezes, que a lí­ngua estrangeira tenha um papel formativo mais amplo.

 

Biografia do Autor

Deise Cristina de Lima Picanço, Universidade Federal do Paraná

Formada em Letras Português/ Espanhol (1995), Mestre em Educação (2001) e Doutora (2006) em Letras (Estudos Linguí­sticos), pela UFPR -Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha na área de Educação Linguí­stica, especialmente com o ensino de Lí­nguas Estrangeiras Modernas, e realiza pesquisas sobre os seguintes temas: Metodologia de ensino de lí­nguas estrangeiras, História do ensino de lí­nguas no Brasil, Análise do discurso sobre a lí­ngua estrangeira e seu ensino. Seus principais referenciais teóricos são os textos dos autores do Cí­rculo de Bakhtin e da Análise do Discurso Francesa. É professora do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR. Na graduação ministra atualmente as disciplinas de Metodologia e Prática de Ensino de Lí­nguas Estrangeiras Modernas - Neolatinas. Coordena os Cursos de Espanhol e Francês para Fins Acadêmicos oferecidos em parceria com o Curso de Letras e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Assumiu em outubro de 2010 o cargo de Vide-Diretora do Setor de Educação/UFPR e em julho de 2011 passou a faZer parte do PIBID/UFPR como coordenadora de gestão.

Downloads

Publicado

03-06-2013

Como Citar

Picanço, D. C. de L. (2013). O papel da mí­dia nas representações sociais da lí­ngua estrangeira como garantia de sucesso profissional e ascensão social. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 22–47. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/358

Edição

Seção

Artigos