CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DOS VÍNCULOS E A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER NO PROCESSO EDUCATIVO

Autores

  • Sandra Maieski UEL (Universidade Estadual de Lonrina)
  • Katya Luciane de Oliveira UEL (Universidade Estadual de Londrina)

Resumo

O presente artigo aborda a relevância do cultivo dos ví­nculos no processo de educação, seja ele formal ou informal. Apresenta discussão teórica sobre o assunto, destacando aspectos da sociedade contemporânea relativos ao tema. Oferece a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros que se ocupam com a temática, considerando-a de máxima relevância na cultura atual altamente tecnológica e cientí­fica, mas carente no campo humano. Proporciona exemplos empí­ricos e relatos de pesquisa que ilustram a necessidade humana de pertencimento para a formação integral do indiví­duo, capaz de viver e conviver socialmente. Tal proposta se mostra como um desafio de grande magnitude para a educação contemporânea que se dá numa sociedade que se revela cada vez mais individualista e egoí­sta. Destaca a importância do pertencimento como elemento essencial para a qualidade motivacional para aprender, como propõe a teoria da Autodeterminação, com foco na motivação para aprender, e analisa o quanto o cultivo de ví­nculos interfere na dinâmica escolar, refletindo diretamente na cultura escolar. Por fim, expõe o resultado de uma pesquisa de caráter exploratório com 528 crianças: 268 brasileiras e 260 chilenas dos anos iniciais do ensino fundamental, onde é notória a influência do ví­nculo professor - aluno para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem qualitativo, motivador.

 

Palavras-chave: Contextos da Educação; Pedagogia dos Ví­nculos; Motivação para Aprender; Educação Básica.

Biografia do Autor

Sandra Maieski, UEL (Universidade Estadual de Lonrina)

Mestre em Educação pelo Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina

Katya Luciane de Oliveira, UEL (Universidade Estadual de Londrina)

Psicóloga com mestrado em Psicologia na área de concentração avaliação psicológica no contexto escolar e educacional, pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Universidade São Francisco. Doutora em Psicologia, Desenvolvimento Humano e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Publicado

07-07-2014

Como Citar

Maieski, S., & de Oliveira, K. L. (2014). CONSIDERAÇÕES SOBRE A PEDAGOGIA DOS VÍNCULOS E A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER NO PROCESSO EDUCATIVO. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 362–388. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/351

Edição

Seção

Artigos