A FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DA METÁFORA DO STORYTELLER: A OUTRA MARGEM DE COMPREENSÃO?

Autores

  • Cristiane Ludwig Universidade Federal de Santa Maria

Resumo

Em tempos de valorização das diferenças entre as culturas, as dicotomias da tradição metafí­sica - corpo-alma, essência-aparência, sujeito-objeto - são colocadas em suspenso em projetos ligados ao campo da educação. Neste trabalho, procura-se interpretar o pensamento de Hannah Arendt como elo hermenêutico de compreensão da formação diante de um cenário de crise dos fundamentos metafí­sicos no campo da educação. Sob a análise hermenêutica, pergunta-se: em que medida é possí­vel aproximar a metáfora do storyteller ao horizonte comum da formação em tempos de ruptura com a tradição? A fim de empreender possí­veis aproximações com o campo da educação, recorre-se aos testemunhos extrafilosóficos de Tucí­dides e Homero revisitados por Arendt, cujo âmbito formativo projeta a dimensão polí­tica como o outro da formação. Ao depreender esse espí­rito, a educação amplia as fronteiras para as relações intersubjetivas, as quais estão constituindo o mundo comum em suas múltiplas perspectivas. Nesse caso, a dimensão compreensiva da formação se move livre por terrenos abertos ao diferente e ao estranho, afastando-se, portanto, da tradição metafí­sica que submete os processos pedagógicos ao controle e a homogeneização. No campo docente, a metáfora do storyteller produz uma narrativa para além do aspecto cognitivo, como preconiza a metafí­sica subjetivista. Na medida em que reafirma o diálogo entre as diferentes culturas, incorpora uma perspectiva mais ampla do processo formativo, tornando possí­vel renovar a ideia do mundo comum, o que (re)acende o diálogo entre Filosofia e Educação em um horizonte profí­cuo.

Palavras-chave: formação, mundo comum, storyteller.

Biografia do Autor

Cristiane Ludwig, Universidade Federal de Santa Maria

 

Cristiane Ludwig: Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFSM/RS sob a orientação do Prof. Dr. Amarildo Luiz Trevisan; membro do Grupo de Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação - GPFORMA.

 

Publicado

12-09-2013

Como Citar

Ludwig, C. (2013). A FORMAÇÃO DOCENTE À LUZ DA METÁFORA DO STORYTELLER: A OUTRA MARGEM DE COMPREENSÃO?. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(23), 138–164. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/350

Edição

Seção

Artigos