Análise fí­lmica e educação: metodologia e necessidades formativas docentes

Autores

  • Marcio Antonio Raiol dos Santos Universidade Federal do Pará
  • Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo Universidade Federal do Pará
  • Carlos Afonso Ferreira dos Santos Universidade Federal do Pará

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa desenvolvida com 44 docentes atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio de uma escola da rede pública federal de ensino em Belém do Pará. O objetivo foi realizar uma reflexão sobre as possibilidades didático-pedagógicas dos filmes em sala de aula a partir das percepções de docentes, centrando-se nas relações docente/filme, no valor educativo atribuí­do por esses sujeitos e nas necessidades formativas para o uso coerente dessa ferramenta em ambiente escolar. Os dados da pesquisa de campo foram coletados através de um questionário contendo blocos de questões objetivas e abertas, as quais se subdividiram em três temáticas: 1) filmes no cotidiano pessoal docente; 2) filmes na sala de aula e 3) formação docente. Para a análise do material adquirido, optamos pela abordagem metodológica quanti-qualitativa, utilizando a Técnica de Elaboração e Análise de Unidades de Significado indicada por Moreira, Simões e Porto (2005). Os resultados evidenciam que a maioria dos docentes mantém contato com os filmes e os concebe como importantes ao contexto escolar, tendo a internet como principal instrumento de acesso a esse material. Além disso, a percepção emergente entre os educadores é que o material fí­lmico é um recurso dinâmico e estimulador, entretanto ainda é visí­vel a carência de formação continuada à realização de análises fí­lmicas em sala de aula. Concluí­mos reivindicando a busca docente a processos formativos que evidenciem a linguagem cinematográfica como recurso pedagógico qualitativo no processo de ensino aprendizagem, situando o cinema em paralelo a objetivos educacionais pela compreensão de seu valor educativo na escola básica. Palavras-chave: Análise fí­lmica. Educação. Escola. Formação Docente.

Biografia do Autor

Marcio Antonio Raiol dos Santos, Universidade Federal do Pará

Dr. em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Docente da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará - UFPA e do Programa de Pós-Graduação em Currí­culo e Gestão da Educação Básica da UFPA. Lí­der do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino da Educação Básica - GPRAPE/EAUFPA.

Margarida do Espírito Santo Cunha Gordo, Universidade Federal do Pará

Drª. em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Docente da Escola de Aplicação da UFPA. Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação - LABORARTE/UNICAMP e GPRAPE/EAUFPA.

Carlos Afonso Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Pará

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Currí­culo e Gestão da Escola Básica - PPEB, da Universidade Federal do Pará - UFPA. Licenciado em Educação Fí­sica pela mesma instituição. Pesquisador do GPRAPE/EAUFPA.

Downloads

Publicado

08-10-2019

Como Citar

Santos, M. A. R. dos, Gordo, M. do E. S. C., & Santos, C. A. F. dos. (2019). Análise fí­lmica e educação: metodologia e necessidades formativas docentes. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(47), 50–78. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3454

Edição

Seção

Artigos