Identidade profissional de professores da educação escolar de uma unidade prisional

Autores

  • Alisson José Oliveira Duarte Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Helena de Ornellas Sivieri-Pereira UFT

Resumo

O presente trabalho buscou investigar se a experiência de ministrar aulas para alunos em situação de privação de liberdade, no cenário da educação escolar de uma unidade prisional do estado de Minas Gerais, pode influenciar no processo de constituição da identidade docente. A pesquisa justifica-se pela necessidade de fomentar estudos que ofereçam suporte teórico e reflexivo em torno da educação escolar em instituições prisionais e, sobretudo, em relação à constituição da identidade de professores que atuam nessa área especí­fica da realidade educacional. A pesquisa contou com a participação voluntária de cinco professores da educação escolar de uma instituição prisional e uma entrevista com a diretora da escola. Para tanto, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: entrevistas abertas e registro em diário de campo. Buscando responder o objetivo geral desta pesquisa, destacam-se três unidades de análise temática que contemplam o processo de constituição da identidade profissional dos professores da instituição prisional pesquisada: "Relação professor/aluno", "Identidade para o outro e sentimento de incompreensão" e "Especificidades do perfil docente". Os resultados apontam que as singularidades encontradas na educação escolar da unidade prisional pesquisada podem efetuar transformações significativas na identidade profissional de professores que atuam nessa realidade, uma vez que suas especificidades (institucionais, sociais e éticas) superam os desafios da educação escolar não inserida em unidades prisionais. Palavras-Chave: Docência na prisão; identidade profissional docente; educação escolar nas prisões.

Biografia do Autor

Alisson José Oliveira Duarte, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Psicólogo, Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, UFT

Doutora em Psicologia pela FFCLRP-USP (2008) Mestre em Psicologia Escolar pela Pontifí­cia Universidade Católica de Campinas (1999) Professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado em Educação)

Downloads

Publicado

12-02-2019

Como Citar

Duarte, A. J. O., & Sivieri-Pereira, H. de O. (2019). Identidade profissional de professores da educação escolar de uma unidade prisional. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 151–177. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3453

Edição

Seção

Artigos