Formação docente: práticas pedagógicas que mobilizam o pensar sobre o currículo
Resumo
Este artigo tem por objetivo investigar a gamificação como possibilidade de fomentar a emergência de novas práticas pedagógicas na educação básica e na formação continuada docente. Apresenta e analisa o processo de formação docente desenvolvido no projeto "A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Híbridos, Multimodais, Pervasivos e Ubíquos para o desenvolvimento da Cidadania" junto a três escolas públicas da Rede Municipal de São Leopoldo, RS. A formação busca articular constantemente ação-reflexão-pesquisa-formação, oportunizando a problematização do fazer docente perante os desafios das culturas digitais e híbridas, e a vivência de um processo gamificado de construção de conhecimentos. Propõe a reconfiguração de espaços e tempos de formação, integrando múltiplas ações como encontros presenciais, atividades desenvolvidas no facebook e whatsapp, oficinas que integram estudantes e professores no desenvolvimento de projetos de aprendizagem gamificados . A metodologia da pesquisa segue princípios do método cartográfico de pesquisa-intervenção proposto por Passos, Kastrup e Tedesco(2014), sendo o processo cartografado nos múltiplos espaços-tempos que o constituem. Como resultado parcial, destacamos que os movimentos propostos pelos docentes nas práticas pedagógicas por meio de projetos de aprendizagem gamificados desafiaram a ampliar a discussão sobre currículo. No que se refere aos discentes, favoreceram o engajamento e autonomia dos estudantes em relação a seus percursos de aprendizagem. Palavras-chave: Formação docente; projetos de aprendizagem; gamificação.Downloads
Publicado
12-02-2019
Como Citar
Bersch, M. E., & Schlemmer, E. (2019). Formação docente: práticas pedagógicas que mobilizam o pensar sobre o currículo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 127–150. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3450
Edição
Seção
Artigos