Formação docente: práticas pedagógicas que mobilizam o pensar sobre o currí­culo

Autores

  • Maria Elisabete Bersch Univates
  • Eliane Schlemmer Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, Brasil

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar a gamificação como possibilidade de fomentar a emergência de novas práticas pedagógicas na educação básica e na formação continuada docente. Apresenta e analisa o processo de formação docente desenvolvido no projeto "A CIDADE COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM: games e gamificação na constituição de Espaços de Convivência Hí­bridos, Multimodais, Pervasivos e Ubí­quos para o desenvolvimento da Cidadania" junto a três escolas públicas da Rede Municipal de São Leopoldo, RS. A formação busca articular constantemente ação-reflexão-pesquisa-formação, oportunizando a problematização do fazer docente perante os desafios das culturas digitais e hí­bridas, e a vivência de um processo gamificado de construção de conhecimentos. Propõe a reconfiguração de espaços e tempos de formação, integrando múltiplas ações como encontros presenciais, atividades desenvolvidas no facebook e whatsapp, oficinas que integram estudantes e professores no desenvolvimento de projetos de aprendizagem gamificados . A metodologia da pesquisa segue princí­pios do método cartográfico de pesquisa-intervenção proposto por Passos, Kastrup e Tedesco(2014), sendo o processo cartografado nos múltiplos espaços-tempos que o constituem. Como resultado parcial, destacamos que os movimentos propostos pelos docentes nas práticas pedagógicas por meio de projetos de aprendizagem gamificados desafiaram a ampliar a discussão sobre currí­culo. No que se refere aos discentes, favoreceram o engajamento e autonomia dos estudantes em relação a seus percursos de aprendizagem. Palavras-chave: Formação docente; projetos de aprendizagem; gamificação.

Biografia do Autor

Maria Elisabete Bersch, Univates

Doutoranda em Educação - Unisinos, Mestre em Educação -PUC/RS, Licenciada em Pedagogia - UFRGS. Professora dos cursos de Licenciatura da Univates.

Eliane Schlemmer, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Programa de Pós-Graduação em Educação, São Leopoldo, Brasil

Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e avaliadora ad hoc da CAPES, do CNPq e da FAPERGS. Doutora em Informática na Educação - Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2002), Mestre em Psicologia do Desenvolvimento - UFRGS (1998), Bacharel em Informática - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (1992). Professora-pesquisadora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na UNISINOS (nota 7 na CAPES) e lí­der do Grupo de Pesquisa Educação Digital - GPe-dU UNISINOS/CNPq (www.unisinos.br/pesquisa/educacao-digital), desde 2004.

Downloads

Publicado

12-02-2019

Como Citar

Bersch, M. E., & Schlemmer, E. (2019). Formação docente: práticas pedagógicas que mobilizam o pensar sobre o currí­culo. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 127–150. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3450

Edição

Seção

Artigos