Qual é o seu apelido? Um estudo de caso de objetivação na escola
Resumo
O artigo procura compreender a dinâmica dos apelidos no campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Um estudo de caso construído a partir da perspectiva de se estudar a representação social no âmbito de um de seus elementos constituintes (ancoragem e objetivação). Articulam-se, assim, um estudo teórico e uma pesquisa empírica para a qual foram aplicados questionários a 139 alunos; a seguir, doze alunos escolhidos aleatoriamente foram entrevistados e suas respostas gravadas e transcritas para análise. A interpretação das respostas e o mapeamento do contexto permitiram entender os apelidos a partir de sua objetivação, isto é, pela forma como essa marca identitária se materializa e ganha especificidade no campus. O apelido é mais sutil que o bullying, pois tanto pode ser utilizado para agredir, e em variados níveis, como também pode servir para demonstrar afeto, proximidade ou simplesmente estabelecer uma comunicação. A conclusão da pesquisa aponta que o trabalho pedagógico de professores e especialistas, combinado às ações da representação estudantil, esteja na base da originalidade dos apelidos nessa instituição, quando o senso comum, a representação social, dobra-se às interações cotidianas. O apelido enquanto atividade psicossocial generalizada torna-se localizado a partir da forma como a objetivação se impõe, tal como se observa neste estudo de caso.Downloads
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