Qual é o seu apelido? Um estudo de caso de objetivação na escola

Autores

  • João Gilberto da Silva Carvalho IFRJ

Resumo

O artigo procura compreender a dinâmica dos apelidos no campus Arraial do Cabo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Um estudo de caso construí­do a partir da perspectiva de se estudar a representação social no âmbito de um de seus elementos constituintes (ancoragem e objetivação). Articulam-se, assim, um estudo teórico e uma pesquisa empí­rica para a qual foram aplicados questionários a 139 alunos; a seguir, doze alunos escolhidos aleatoriamente foram entrevistados e suas respostas gravadas e transcritas para análise. A interpretação das respostas e o mapeamento do contexto permitiram entender os apelidos a partir de sua objetivação, isto é, pela forma como essa marca identitária se materializa e ganha especificidade no campus. O apelido é mais sutil que o bullying, pois tanto pode ser utilizado para agredir, e em variados ní­veis, como também pode servir para demonstrar afeto, proximidade ou simplesmente estabelecer uma comunicação. A conclusão da pesquisa aponta que o trabalho pedagógico de professores e especialistas, combinado às ações da representação estudantil, esteja na base da originalidade dos apelidos nessa instituição, quando o senso comum, a representação social, dobra-se às interações cotidianas. O apelido enquanto atividade psicossocial generalizada torna-se localizado a partir da forma como a objetivação se impõe, tal como se observa neste estudo de caso.

Biografia do Autor

João Gilberto da Silva Carvalho, IFRJ

Professor do curso de meio ambiente, atualmente ocupa a direção geral do campus.

Downloads

Publicado

25-06-2019

Como Citar

Carvalho, J. G. da S. (2019). Qual é o seu apelido? Um estudo de caso de objetivação na escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 325–352. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3390

Edição

Seção

Artigos