ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NAS CRECHES: possibilidades e limites

Autores

  • Ana Luisa Nogueira de Amorim Universidade Federal da Paraí­ba
  • Adelaide Alves Dias Universidade Federal da Paraí­ba

Resumo

O objetivo deste texto é discutir a importância da organização dos espaços destinados às crianças nas creches, tomando por base a compreensão de que a organização dos ambientes destinados à Educação Infantil interfere nas práticas educativas, podendo ou não favorecer o desenvolvimento das crianças. Apresenta parte dos resultados de pesquisa de campo realizada em tese de doutorado, desenvolvida a partir de observação realizada em creches públicas de um municí­pio paraibano. Os dados produzidos na pesquisa foram registrados em diário de campo e enriquecidos com fotos que registraram alguns ambientes das creches. A análise dos dados indicou a desconsideração dos parâmetros nacionais estabelecidos e a falta de planejamento e organização dos espaços. Na maioria das creches, constatamos a falta de equipamentos, brinquedos, objetos e materiais, indispensáveis para a realização de um trabalho pedagógico de boa qualidade capaz de favorecer o desenvolvimento pleno e integral das crianças. Tais análises evidenciaram os descompassos identificados entre os documentos nacionais e locais e aquilo que ocorria nas creches; retomando a discussão sobre a não superação da dicotomia cuidar e educar, e da concepção assistencialista de Educação Infantil que ainda permeiam as concepções sobre crianças e a organização das instituições no contexto municipal.

Biografia do Autor

Ana Luisa Nogueira de Amorim, Universidade Federal da Paraí­ba

Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraí­ba, Centro de Educação, Departamento de Habilitações Pedagógicas.

Adelaide Alves Dias, Universidade Federal da Paraí­ba

Professora Associada da Universidade Federal da Paraí­ba, Centro de Educação, Departamento de Habilitações Pedagógicas.

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Publicado

03-07-2013

Como Citar

Amorim, A. L. N. de, & Dias, A. A. (2013). ORGANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NAS CRECHES: possibilidades e limites. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 10(21), 224–254. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/338

Edição

Seção

Artigos