De REA a MOOC: perspectivas crí­ticas acerca das trajetórias históricas de mediação na educação aberta

Autores

  • Giota Alevizou Giota Alevizou The Open University

Resumo

Este artigo discute as interseções entre a educação digital e a educação aberta com o objetivo de explorar como a abertura - como valor e como moeda - tem condicionado as trajetórias de mediação entre domí­nios de saberes pedagógicos e espaços de aprendizagem comunicativos. Com base na economia polí­tica e crí­tica e adotando uma abordagem analí­tica discursiva, descreve as dimensões da abertura como quadro tecno-cultural e estrutura socioeconômica decorrentes do movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA) surgido no iní­cio dos anos 2000 e a partir do fluxo dos Cursos On-line Abertos e "Massivos" (MOOC). Quando uma prática como a educação aberta simultaneamente desafia e aprimora a concentração de recursos simbólicos nas instituições educacionais, torna-se difí­cil analisar as consequências mais amplas para a sociedade. No entanto, várias dimensões e paradoxos podem ser examinados a partir de correlações entre um número de fatores contingentes: o desenvolvimento de cenários para a crescente midiatização do conhecimento pedagógico diferentes daqueles tradicionalmente ancorados na Educação Aberta e a Distância; os diversos processos tecnológicos, sociais e polí­ticos interligados que criaram novos contextos para a produção cultural; novos circuitos para facilitar pedagogias alternativas e culturais; e a instrumentalização institucional da abertura na reestruturação neoliberal da educação superior.

Biografia do Autor

Giota Alevizou, Giota Alevizou The Open University

Educação e Mí­dias

Publicado

25-04-2017

Como Citar

Alevizou, G. (2017). De REA a MOOC: perspectivas crí­ticas acerca das trajetórias históricas de mediação na educação aberta. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(34), 347–378. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3313

Edição

Seção

Traduções