O brincar como ato pedagógico no atendimento educacional especializado: diálogos com a psicanálise

Autores

  • Juliana Silveira Mörschb¤cher UFRGS
  • Carla Karnoppi Vasques UFRGS

Resumo

Este artigo, fruto de uma dissertação de mestrado em educação, versa sobre o Atendimento Educacional Especializado. Como recorte, investiga as possibilidades do brincar como ato pedagógico. O texto é tecido a partir do diálogo entre Educação Especial, diretrizes inclusivas e psicanálise. Trata-se de um estudo teórico em que os conceitos dialogam com as memórias e as vivências como professora de um aluno com impasses em sua constituição psí­quica, durante os anos de 2011 e 2014, numa rede pública de ensino do Sul do paí­s. O objetivo é a construção de um novo olhar sobre esses sujeitos e suas possibilidades educacionais e subjetivas. O estudo propõe-se a questionar interpretações mais estreitas, alargar perspectivas e flexibilizar os processos educacionais. Para tanto, o argumento deslinda a potência da educação como experiência; do brincar como capaz de produzir experiência; da função estruturante da escola e do professor. No entretecimento desses fios, os sentidos por ora propostos permitem distinguir o brincar, como ato pedagógico, no âmbito do Atendimento Educacional Especializado, é capaz de efeitos estruturantes para alunos que vivem impasses em seu processo constitutivo. O brincar é o próprio trabalho de constituição do sujeito na infância, daí­ a intervenção com e a partir do brincar no Atendimento Educacional Especializado.

Biografia do Autor

Juliana Silveira Mörschb¤cher, UFRGS

Mestra em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGedu/UFRGS). Integrante do Núcleo de Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS) e do Núcleo de Estudos de Polí­ticas de Inclusão Escolar (NEPIE/ UFRGS). Atua como professora da Rede Municipal de Ensino.

Carla Karnoppi Vasques, UFRGS

Doutora em Educação. Professora do PPGEDU/UFRGS. Coordenadora do NUPPEC - Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura.

Publicado

21-08-2017

Como Citar

Mörschb¤cher, J. S., & Vasques, C. K. (2017). O brincar como ato pedagógico no atendimento educacional especializado: diálogos com a psicanálise. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 296–315. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3222

Edição

Seção

Artigos