NOTAS SOBRE A HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • Rodrigo Saballa de Carvalho UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Resumo

A partir das contribuições dos Estudos Culturais em Educação em sua perspectiva pós-estruturalista e dos Estudos desenvolvidos por Michel Foucault, o artigo tem como objetivo a problematização da formação do pedagogo na atualidade. Para tanto a metodologia investigativa, configura-se na análise das continuidades e descontinuidades, presentes nos discursos sobre a história do Curso de Pedagogia no Brasil. Através da análise empreendida, são focalizados os discursos a respeito do que é dito da Pedagogia e do pedagogo desde a emergência de tal curso de graduação. Em tal perspectiva, são apresentados rastros e permanências que atravessaram (e que ainda atravessam) os variados momentos em que foi sendo construí­do o curso em questão e que contribuem indefectivelmente na tessitura da formação do egresso da Pedagogia hoje, principalmente a partir da homologação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais. Desse modo, destaca-se a importância de ser considerada a trajetória histórica do Curso de Pedagogia, enquanto subsidio para problematização das demandas contemporâneas presentes atualmente no processo de formação do pedagogo enquanto profissional da educação.

Palavras- chave: Curso de Pedagogia. Pedagogo. Discursos.  História da Educação.

Biografia do Autor

Rodrigo Saballa de Carvalho, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim

Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação UFRGS (Linha de Pesquisa Estudos Culturais em Educação). Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS - campus: Erechim-RS. Lí­der do Grupo de Pesquisas em Educação, Culturas e Polí­ticas Contemporâneas.

Publicado

18-06-2014

Como Citar

Carvalho, R. S. de. (2014). NOTAS SOBRE A HISTÓRIA DO CURSO DE PEDAGOGIA NO BRASIL: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 11(25), 247–291. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/322

Edição

Seção

Artigos