Da mistificação à inclusão: influência dos modelos de compreensão de deficiência na educação especial

Autores

  • Luana Leal Ribeiro Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
  • Renata Maldonado Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Resumo

O presente trabalho buscará apresentar a constituição da educação especial enquanto modalidade educacional, da sua gênese ao cenário atual, perpassando pelos modelos de compreensão da deficiência que foram criados ao longo desse perí­odo. Assim, serão elencados alguns dos principais marcos mundiais em diferentes tempos históricos, sobre como a questão da deficiência e as pessoas que a possuí­am eram tratadas, mostrando uma evolução no tratamento dado, em relação às conquistas e efetivações de direitos a eles direcionados. Juntamente com os marcos, o trabalho terá como foco a inserção da pessoa com deficiência no âmbito educacional e os caminhos por eles percorridos até a concepção de uma perspectiva inclusiva nas escolas regulares, na qual uma série de fatores se tornaram responsáveis pela efetivação desse processo de inclusão escolar. O trabalho constitui-se por uma revisão bibliográfica e para tal, foram consultadas importantes obras que discorreram sobre o histórico da educação especial e sua atual efetivação. Desse processo, pôde-se apreender que apesar dos avanços e das normativas que contemplem as diretrizes do conceito de educação inclusiva, cabe ressaltar que é necessário haver um questionamento sobre se há efetividade das ações previstas para a educação especial e se estão em acordo com os preceitos estabelecidos acerca do que contempla uma educação de fato inclusiva.

Biografia do Autor

Luana Leal Ribeiro, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF e mestre em Polí­ticas Sociais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF.

Renata Maldonado Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Laboratório de Estudos de Educação e Linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF e do Programa de Pós-Graduação em Polí­ticas Sociais.

Publicado

16-08-2017

Como Citar

Ribeiro, L. L., & Silva, R. M. (2017). Da mistificação à inclusão: influência dos modelos de compreensão de deficiência na educação especial. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 341–367. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3207

Edição

Seção

Revisão de literatura