Práticas educativas e as representações sociais elaboradas por professores sobre alunos com Déficit Intelectual, Dificuldades de Aprendizagem e o Transtorno do Espectro Autista
Resumo
Diante da complexidade da inclusão de alunos com necessidades específicas na escola comum e as dificuldades encontradas no exercício da docência, o presente trabalho teve como proposta o estudo das representações sociais do aluno com Deficiência Intelectual (D.I), Dificuldades de Aprendizagem (D.A) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, a pesquisa foi dividida em dois estudos. O estudo I, foi realizado em duas fases com aplicação de questionários em 78 professores do município de Porto Nacional/TO: a primeira fase, sobre as representações sociais dos alunos com D.I, participaram 38 professores; a segunda fase, sobre as representações sociais do aluno com D.A foi realizado com 40 professores. O estudo II foi aplicado em 243 professores dos municípios de Barra do Piraí/RJ 96, João Pessoa/PB 35, Juiz de Fora/MG 65, Piraí/RJ 47, sobre os alunos com TEA. A abordagem metodológica utilizada para a confecção de tais estudos fundamenta-se na Abordagem Estrutural da Teoria das Representações sociais, investigando no imaginário social, através do discurso dos sujeitos, elementos que justifiquem as práticas exercidas no contexto escolar. Os resultados indicam que, para os professores, o aluno com D.I. é desatento, agitado e não consegue aprender e o os alunos com D.A. são desinteressados. Quanto ao aluno autista, o estudo mostrou que os professores consideram a prática como um desafio diário, exercida com atenção e afeto. A partir desta constatação podemos inferir que o professor da rede regular de ensino reconhece a necessidade em construir práticas diferenciadas, além de admitir o seu papel nesta construção.Downloads
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