Representações Sociais do Aluno com Transtorno Mental e sua Inclusão na Escola: a visão de professores do ensino fundamental

Autores

  • Isabela Silveira Farias UNESA
  • Denise Teles Freire Campos UNESA

Resumo

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar as Representações Sociais acerca dos alunos que estão sendo atendidos em CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial à Infância e Adolescência), pelos professores do Ensino Fundamental do Rio de Janeiro. O CAPSi atende a crianças e adolescentes com transtornos mentais severos e persistentes, como psicoses e neuroses graves e tem como finalidade a produção de cuidados e a inclusão social. A fundamentação teórica que embasou este estudo foi a teoria da Representação Social de Serge Moscovici, desenvolvida por outros teóricos que atuam nesse campo, dentre eles, Denise Jodelet e Alda Alves-Mazzotti. Essa teoria nos permite compreender como os indiví­duos percebem e apreendem uma determinada realidade social. Como metodologia, foi adotada a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos, para coleta de dados entrevistas semiestruturadas e para análise dos dados, a análise do discurso, baseada na teoria da argumentação, o Modelo da Estratégia Argumentativa. Os resultados mostraram que a inclusão dos alunos portadores de transtorno mental nas escolas regulares ainda não está ocorrendo de fato. Afirmam, que muitas vezes, a famí­lia não cumpre o seu papel, deixando de levar a criança para um acompanhamento em um CAPSi, por não ter condições ou mesmo, por não ter clareza da situação e das questões de seu filho. Dentre as dificuldades para sua implementação estão a falta de estrutura das escolas, o desconhecimento e o despreparo dos professores para lidar com os alunos em questão e a dificuldade de construir um trabalho de parceria com as famí­lias e com os profissionais do CAPSi. Palavras-chave: CAPSi, Professor do Ensino Básico, Aluno com transtorno mental, Representação Social.

Publicado

27-06-2017

Como Citar

Farias, I. S., & Campos, D. T. F. (2017). Representações Sociais do Aluno com Transtorno Mental e sua Inclusão na Escola: a visão de professores do ensino fundamental. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 95–118. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3204

Edição

Seção

Artigos