Vulnerabilidade social e desenvolvimento infantil: um olhar a partir da Teoria Histórico Cultural e da Neurociência
Resumo
Estudos sobre o desenvolvimento humano e a influência das questões sociais e culturais, são fundamentados por conceitos como os apresentados pela Teoria Histórico-Cultural. Concepções relacionadas ao desenvolvimento infantil pautam-se em fatores ambientais e orgânicos, considerados determinantes. Os caminhos metodológicos deste estudo foram pautados em uma abordagem qualitativa, seguindo padrões da pesquisa bibliográfica, na tentativa de verificar a contribuição do pensamento de Vigotsky relacionado aos atuais estudos da neurociência para compreender os impactos da vulnerabilidade social no desenvolvimento infantil. A vulnerabilidade social na infância pode influenciar o desenvolvimento, uma vez que problemas nutricionais e experiências negativas e/ou positivas têm efeitos no desenvolvimento cerebral, podendo influenciar no comportamento e na saúde. Igualmente, a neurociência aponta a relação entre fatores ambientais e orgânicos no desenvolvimento humano, afinando estas constatações ao pensamento de Vigotski que cita que questões sociais interferem e relacionam-se com a constituição do sujeito. Para que os indivíduos desenvolvam-se cognitivo e socialmente, faz-se necessária a interação permanente entre fatores genéticos e ambientais. Para tanto, compreende-se que a situação de vulnerabilidade social influencia o desenvolvimento da criança, no que tange aspectos físicos e psicológicos, não se referindo apenas às questões financeiras, mas a falta de diversos recursos que favorecem o desenvolvimento humano. No entanto, frente as condições de diversos países e com o avanço do modelo neoliberal, as garantias de acesso a serviços básicos como saúde, educação, saneamento, dentre outros, ficam cada vez mais exíguas, incertas e precarizadas, podendo influenciar no desenvolvimento infantil, tanto em nível físico quanto psicológico e social.Downloads
Publicado
21-08-2017
Como Citar
Dillenburg, A. I., Costas, F. A. T., Silva, L. C. da, & W¼rfel, R. F. (2017). Vulnerabilidade social e desenvolvimento infantil: um olhar a partir da Teoria Histórico Cultural e da Neurociência. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 279–295. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3203
Edição
Seção
Artigos