Representações de infâncias em Manoel de Barros: o exercí­cio de ser menino

Autores

  • Nubea Rodrigues Xavier Universidade Federal da Grande Dourados
  • Magda Sarat Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD

Resumo

Temos como objetivo compor uma representação sobre as crianças, suas percepções, angústias, linguajar, mesclados com as descobertas e o devir infantil. Utilizaremos as memórias inventadas do poeta Manoel de Barros e, como pressupostos metodológicos, os autores da sociologia da infância e as teorias eliasianas para pensar essa criança como um ser em formação, dependente e partí­cipe de uma complexa teia de relações. Como resultados, depreendemos que os meninos deste poeta transitam entre nacionalidades, etnias, raças independentemente de rótulos, tí­tulos ou denominações, compondo as infâncias complexas, elaboradas por pulsões e emoções imputadas por uma civilidade adulta. Palavras-chave: Memórias. Crianças. Civilidade.

Biografia do Autor

Nubea Rodrigues Xavier, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutora (2014/2017) e Mestre (2011/2014) em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Pesquisadora sobre Infância e mulheres na linha História da educação, memória e sociedade (PPGEdu/UFGD), Grupo Pesquisa Educação e Processo Civilizador/ GPEPC, vinculado ao projeto de pesquisa da prof orientadora Dra. Magda Sarat: Pesquisas em Educação no Brasil e na Argentina: desigualdades sociais, subjetividade, diversidade e fronteiras. Atua como professora multiplicadora - Núcleo de Tecnologias Educacionais e realiza pesquisas e projetos relacionados í s Mí­dias e tecnologias de informação e comunicação em ambiente escolar. É coordenadora do curso técnico a distância, Profuncionário de Dourados/MS. Tutora do curso técnico ETEC-Brasil na área de Serviços Públicos. Professora no Centro Estadual de Educação Profissional/CEEP/Dourados, com a disciplina de Inglês instrumental. Desenvolveu tutoria a distância pela UFMS no curso Mí­dias em educação. Pesquisadora na área das tecnologias, infância, gênero, escrita de mulheres e literatura. Ministra curso preparatório para Concursos na área de Lí­ngua Portuguesa e em disciplinas de Especialização Stricto Sensu como Marketing pessoal, Metodologia da pesquisa Cienfí­fica, Portugues e inglês instrumental; Alfabetização/letramento; Produção de textos na Educação Infantil e Séries Iniciais do ensino Fundamental e Palestras motivacionais na área educacional. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Lí­ngua Portuguesa, Literatura e lí­ngua inglesa na atuação em tutoria presencial/Ead e na utilização da informática aplicada á educação. Membro de associações cientí­ficas como ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e SBHE Sociedade Brasileira de História da Educação e consultora ad hoc da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (FUNDECT).

Magda Sarat, Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD

Professora da Universidade Federal da Grande Dourados/ UFGD Pós-Doutorado pela Universidade de Buenos Aires/UBA. magdaoliveira@ufgd.edu.br Endereço: Rua José Domingos Baldasso, 514 - Parque Alvorada - /Brasil Dourados/MS - Cep: 79823-480

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Publicado

09-09-2019

Como Citar

Xavier, N. R., & Sarat, M. (2019). Representações de infâncias em Manoel de Barros: o exercí­cio de ser menino. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 466–485. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3125

Edição

Seção

Artigos