Vivências docentes em dança e folclore na Educação de Jovens e Adultos/Teaching experiences in dance and folklore in youth and adult education
Resumo
Resumo O artigo apresenta duas experiências docentes na Educação de Jovens e Adultos. Uma experiência ocorreu durante o estágio curricular do curso de Licenciatura em Dança, em uma escola pública estadual, na cidade de Montenegro/RS. Nesta experiência, a estudante estagiária desenvolveu os conteúdos específicos de sua área, oportunizando aos estudantes a percepção de seus próprios corpos, relacionando as movimentações ocorridas em seus cotidianos às qualidades de movimentos fundamentadas em Laban. Considerando-se o atual contexto educacional de relativamente pouca oferta de atividades corporais na Educação de Jovens e Adultos, a experiência com a docência em dança apresentou-se desafiadora e contributiva para os estudantes desta modalidade de ensino. A segunda experiência foi desenvolvida por uma professora já formada, tendo ocorrido na disciplina de Artes, em uma escola pública municipal da cidade de Porto Alegre/RS. Objetivou desnaturalizar alguns padrões estabelecidos em relação ao folclore, como algo sem valor, relacionado ao antiquado e, deste modo, sem uso. Estruturou-se como um projeto desenvolvido em sala de aula, durante um semestre. O foco deu-se no resgate do folclore, particularmente nos contos e nas lendas, tendo como referencial teórico a compreensão de conceitos de folclore e folclore na escola, transversalizados à educação e educação de jovens e adultos. Entende-se que, ao apresentar e discutir ambas experiências docentes, uma em dança e a outra em folclore/cultura, seja possível apontar limites e possibilidades para o avanço da Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Dança. Folclore. Vivências Docentes. Teaching experiences in dance and folklore in youth and adult education Abstract This article presents two teaching experiences in Youth and Adult Education. One of the experiences occurred during the degree Dance curricular intership in a state public school in Montenegro/RS. In this experience, the trainee student developed the specific contents of her area, giving the students the perception of their own bodies, relating the movements that occurred in their daily lives to the qualities of movements based on Laban. Considering the current educational context of relatively little provision of body activities in Youth and Adult Education, the experience with teaching in dance has proved challenging and contributory for students of this modality of teaching. The second experience was developed by an already trained teacher, having taken place in the Arts discipline, in a municipal public school in Porto Alegre/RS. The objective was to denature some established standards in relation to folklore, as something worthless, related to the old-fashioned and, thus, unused. It was structured as a project developed in the classroom during a semester. The focus was on the rescue of folklore, particularly in tales and legends, with the theoretical reference being the understanding of concepts of folklore and folklore in school, which are mainstreamed in the education and education of youths and adults. It is understood that, in presenting and discussing both teaching experiences, one in dance and the other in folklore/culture, it is possible to point out limits and possibilities for the advancement of Youth and Adult Education. Keywords: Youth and Adult Education; Dance; Folklore; Teaching Experiences.Downloads
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