Vivências docentes em dança e folclore na Educação de Jovens e Adultos/Teaching experiences in dance and folklore in youth and adult education

Autores

  • Cristina Rolim Wolffenb¼ttel Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Sílvia da Silva Lopes Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Helenice Paula Verde da Rosa Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Resumo

Resumo O artigo apresenta duas experiências docentes na Educação de Jovens e Adultos. Uma experiência ocorreu durante o estágio curricular do curso de Licenciatura em Dança, em uma escola pública estadual, na cidade de Montenegro/RS. Nesta experiência, a estudante estagiária desenvolveu os conteúdos especí­ficos de sua área, oportunizando aos estudantes a percepção de seus próprios corpos, relacionando as movimentações ocorridas em seus cotidianos às qualidades de movimentos fundamentadas em Laban. Considerando-se o atual contexto educacional de relativamente pouca oferta de atividades corporais na Educação de Jovens e Adultos, a experiência com a docência em dança apresentou-se desafiadora e contributiva para os estudantes desta modalidade de ensino. A segunda experiência foi desenvolvida por uma professora já formada, tendo ocorrido na disciplina de Artes, em uma escola pública municipal da cidade de Porto Alegre/RS. Objetivou desnaturalizar alguns padrões estabelecidos em relação ao folclore, como algo sem valor, relacionado ao antiquado e, deste modo, sem uso. Estruturou-se como um projeto desenvolvido em sala de aula, durante um semestre. O foco deu-se no resgate do folclore, particularmente nos contos e nas lendas, tendo como referencial teórico a compreensão de conceitos de folclore e folclore na escola, transversalizados à educação e educação de jovens e adultos. Entende-se que, ao apresentar e discutir ambas experiências docentes, uma em dança e a outra em folclore/cultura, seja possí­vel apontar limites e possibilidades para o avanço da Educação de Jovens e Adultos. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Dança. Folclore. Vivências Docentes. Teaching experiences in dance and folklore in youth and adult education Abstract This article presents two teaching experiences in Youth and Adult Education. One of the experiences occurred during the degree Dance curricular intership in a state public school in Montenegro/RS. In this experience, the trainee student developed the specific contents of her area, giving the students the perception of their own bodies, relating the movements that occurred in their daily lives to the qualities of movements based on Laban. Considering the current educational context of relatively little provision of body activities in Youth and Adult Education, the experience with teaching in dance has proved challenging and contributory for students of this modality of teaching. The second experience was developed by an already trained teacher, having taken place in the Arts discipline, in a municipal public school in Porto Alegre/RS. The objective was to denature some established standards in relation to folklore, as something worthless, related to the old-fashioned and, thus, unused. It was structured as a project developed in the classroom during a semester. The focus was on the rescue of folklore, particularly in tales and legends, with the theoretical reference being the understanding of concepts of folklore and folklore in school, which are mainstreamed in the education and education of youths and adults. It is understood that, in presenting and discussing both teaching experiences, one in dance and the other in folklore/culture, it is possible to point out limits and possibilities for the advancement of Youth and Adult Education. Keywords: Youth and Adult Education; Dance; Folklore; Teaching Experiences.

Biografia do Autor

Cristina Rolim Wolffenb¼ttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Informática na Educação Ênfase em Instrumentação, pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Licenciada em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Unidade de Montenegro. É coordenadora de Área-Música do Programa de Bolsa de Iniciação í  Docência (PIBID), em Montenegro, da CAPES/UERGS. Orientadora de bolsistas de iniciação cientí­fica e extensão em música e artes, da FAPERGS, CNPq e UERGS. É coordenadora dos grupos de pesquisa registrados no CNPq ?Arte: criação, interdisciplinaridade e educação? e ?Educação Musical: diferentes tempos e espaços?. Na Prefeitura de Porto Alegre, a partir da atuação na Secretaria Municipal de Educação, é coordenadora dos ?Centros Musicais?, realizando assessoria em Educação Musical junto í s escolas da Rede Municipal de Ensino, propondo e desenvolvendo polí­ticas públicas para a inserção da música e das artes nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. Diretora Cientí­fica da Coleção Educação Musical, da Editora Prismas, de Curitiba. Faz parte da Associação Brasileira de Educação Musical, da Comissão Gaúcha de Folclore e da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Profª Drª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu, do Comitê de Entidades no Combate í  Fome e pela Vida (COEP), o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um reconhecimento í s ações em música desenvolvidas junto í s escolas de Porto Alegre, potencializando o projeto do COEP de luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu a Medalha Dante de Laytano, em 2011, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados para a preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais tradicionais populares do Rio Grande do Sul. Em 2013 recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Polí­ticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra na área da pesquisa em folclore e educação musical. Presidente da Academia Montenegrina de Letras, ocupando a Cadeira nº5, e da Associação Montenegrina de Escritores. Dentre sua produção cientí­fica destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros A Inserção da Música em Projetos Polí­tico Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos sobre Música, Educação Musical e Cultura Popular em revistas e periódicos especializados. Em parcerias, escreveu o livro Música para Professores: experiências de formação continuada, juntamente com Jusamara Souza e Liane Hentschke; O Ensino das Artes, com Maria Aparecida A. Marques; Para Compreender e Aplicar Folclore na Escola, com Rose Marie Reis Garcia. No campo artí­stico atuou em Porto Alegre como violinista na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho e como regente do Coral do Colégio Sévigné. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí­ foi regente dos coros infantil e adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores.

Sílvia da Silva Lopes, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Sí­lvia da Silva Lopes é graduada em Educação Fí­sica pelo Centro Universitário Metodista-Instituto Porto Alegre (POA-1991), especialista em Fisiologia do Exercí­cio pela Universidade Veiga de Almeida (RJ-2004) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POA-2009), sempre realizando suas pesquisas na área da Dança. Atualmente é professora assistente e coordenadora do Curso de Graduação em Dança: Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) e bailarina intérprete colaboradora da Cia de Dança Troupe Xipô de Montenegro. Participa do Grupo de Pesquisa Gepraco. Tem experiência na área da Dança, atuando principalmente nos seguintes temas: dança, ensino da dança em espaços formais e não-formais, ensino de dança na educação infantil, metodologias de ensino, estágios, dança criativa, técnicas corporais, ballet clássico, dança moderna, dança contemporânea, dança-teatro e composição coreográfica.

Publicado

17-04-2018

Como Citar

Wolffenb¼ttel, C. R., Lopes, S. da S., & da Rosa, H. P. V. (2018). Vivências docentes em dança e folclore na Educação de Jovens e Adultos/Teaching experiences in dance and folklore in youth and adult education. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 115–141. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3015

Edição

Seção

Artigos