Surdos de diásporas: uma possí­vel IN/EXclusão pela variação linguí­stica

Autores

  • Hector Renan da Silveira Calixto Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Huber Kline Guedes Lobato Universidade Federal do Pará
  • Gladis Teresinha Taschetto Perlin Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O estudo surgiu com a problemática: como surdos diaspóricos percebem a variação linguí­stica da lí­ngua brasileira de sinais em nosso paí­s? Alguns elementos teórico-filosóficos da "Diáspora" de Stuart Hall e James Clifford, que remetem a teoria da transposição de fronteiras e das forças de poder ou redes de diáspora presentes em contextos históricos de deslocamento motivaram a identificar as relações presentes no contexto. Nesse processo de investigar foram utilizados para a coleta dos dados as entrevistas narrativas conseguidas através aplicativos das redes sociais digitais, o que trouxe alguns resultados. Estes revelaram três categorias: a (não) aceitação da sinalização de surdos de diásporas; a influência sociocultural surdos de diásporas; e os modos de divulgação de neologismos na lí­ngua brasileira de sinais. Percebemos que os surdos com caracterí­sticas diaspóricas apresentam um sentimento de não estar em casa, nem em seu contexto atual. Percebemos algumas caracterí­sticas que indicam uma possí­vel exclusão dos surdos de diáspora nas comunidades que participam em seu contexto atual. A sociedade, a escola e as comunidades surdas devem atuar mediante atitudes de aceitação, de respeito e de valorização das diferenças, para que assim possamos criar espaços mais harmônicos de convivência entre todos, inclusive entre surdos diaspóricos e surdos nativos.

Biografia do Autor

Hector Renan da Silveira Calixto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Libras Departamento de Formação de Professores Faculdade de Educação da Baixada Fluminense Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará

Mestre em Educação Professor Assistente do Curso de Letras Libras / Lí­ngua Portuguesa (L2) Instituto de Letras e Comunicação Universidade Federal do Pará

Gladis Teresinha Taschetto Perlin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Professora do Curso de Letras Libras Centro de Comunicação e Expressão Universidade Federal de Santa Catarina

Publicado

29-04-2017

Como Citar

Calixto, H. R. da S., Lobato, H. K. G., & Perlin, G. T. T. (2017). Surdos de diásporas: uma possí­vel IN/EXclusão pela variação linguí­stica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(35), 230–246. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/3009

Edição

Seção

Artigos