Educação e diversidade sexual: interfaces Brasil/Canadá

Autores

  • Nilson Fernandes Dinis Universidade Federal de São Carlos

Resumo

A educação deve ser também um espaço de cidadania e de respeito aos direitos humanos, o que tem levado a educação a discutir o tema da inclusão de grupos minoritários. Na discussão sobre as polí­ticas voltadas às minorias sexuais, Canadá e Brasil se encontram em lados opostos. Enquanto que no Canadá a Canadian Charter of Rights and Freedom pune toda discriminação contra orientação sexual desde 1982; no Brasil, até o momento, não há nenhuma lei federal explí­cita que puna esse tipo de discriminação. Este artigo busca discutir algumas das polí­ticas educacionais sobre diversidade sexual no Canadá como resultado de sua polí­tica nacional voltada à diversidade. Também traz dados de uma pesquisa realizada com estudantes de Educação de uma universidade canadense sobre o tema da diversidade sexual. A proposta é comparar a situação do Canadá com o atraso e algumas vezes a ausência de tais polí­ticas no Brasil, o que traz implicações significativas no campo da educação. Ressalta por fim a necessidade de mais espaço no currí­culo para as discussões sobre diversidade sexual. 

Palavras chave: Diversidade sexual. Homossexualidade. Homofobia. Educação.

 

Education and sexual diversity: Brazil/Canada interfaces

Abstract

Education must be also a space of citizenship and respect for human rights, which has been leading to educational discussions on the inclusion of minority groups. When it comes to politics towards sexual minorities rights, Canada and Brazil are in the opposite sides. While in Canada the Canadian Charter of Rights and Freedom punishes any discrimination against sexual orientation since 1982; so far in Brazil there no explicit federal law punishing this kind of discrimination. This article aims to discuss some educational politics about sexual diversity in Canada as a result of its national politics towards diversity. It also shows some data about a survey conducted with graduate students of Education in a Canadian university. The purpose is to compare the situation in Canada with the delay and sometimes the absence of such politics in Brazil, which has significant remarks in the field of education. Finally it remarks the necessity of more space in the curriculum to discussing sexual diversity.

Key words: Sexual diversity. Homosexuality. Homophobia. Education.

Biografia do Autor

Nilson Fernandes Dinis, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e professor associado no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos. íˆ pesquisador bolsista do CNPQ. 

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Publicado

23-08-2012

Como Citar

Dinis, N. F. (2012). Educação e diversidade sexual: interfaces Brasil/Canadá. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 9(18), 75–96. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/267

Edição

Seção

Artigos