Organização do ensino dos docentes universitários com estudantes incluí­dos

Autores

  • Bruna Telmo Alvarenga Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande

Resumo

A inclusão de estudantes com deficiência e/ou necessidades educativas especiais nas instituições de educação superior vem se tornando um desafio para os docentes, pois necessita de uma renovação no sistema de ensino, abrangendo transformações de cunho institucional e pedagógico. Desse modo, o presente estudo objetivou investigar a organização de ensino dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que atuam com estudantes incluí­dos e os efeitos desta realidade na formação docente. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada, com sete docentes que atuaram nos cursos de licenciaturas, com estudantes com deficiência cognitiva ou sensorial. A análise dos dados foi realizada por meio da análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Em decorrência desta análise, é possí­vel concluir que os docentes universitários sentem dificuldades em organizar o ensino em consonância com a prática pedagógica para estudantes com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. Por isso, acredita-se que seja necessário reorganizar o conhecimento do conteúdo vinculado ao conhecimento didático do conteúdo de modo que contemple as diferentes formas de aprender, considerando as particularidades de cada estudante. Para tanto, ressaltamos a necessidade de formação continuada como uma estratégia para a construção de novos conhecimentos e/ou reorganização das dinâmicas de ensino, ampliando as compreensões e diversificando as estratégias de ensino, de modo a promover as aprendizagens dos estudantes incluí­dos. Palavras-chave: Educação Superior. Inclusão. Ensino.

Biografia do Autor

Bruna Telmo Alvarenga, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena (2013) pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Mestrado em Educação e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Quí­mica da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É integrante dos grupos de pesquisa: Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES). Realiza pesquisas nas áreas: Educação Superior, Educação em Ciências, processos de ensino e aprendizagem, formação docente e Inclusão.

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Publicado

09-09-2019

Como Citar

Alvarenga, B. T., & Tauchen, G. (2019). Organização do ensino dos docentes universitários com estudantes incluí­dos. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(46), 444–465. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2546

Edição

Seção

Artigos