Organização do ensino dos docentes universitários com estudantes incluídos
Resumo
A inclusão de estudantes com deficiência e/ou necessidades educativas especiais nas instituições de educação superior vem se tornando um desafio para os docentes, pois necessita de uma renovação no sistema de ensino, abrangendo transformações de cunho institucional e pedagógico. Desse modo, o presente estudo objetivou investigar a organização de ensino dos docentes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que atuam com estudantes incluídos e os efeitos desta realidade na formação docente. A pesquisa é de natureza qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada, com sete docentes que atuaram nos cursos de licenciaturas, com estudantes com deficiência cognitiva ou sensorial. A análise dos dados foi realizada por meio da análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Em decorrência desta análise, é possível concluir que os docentes universitários sentem dificuldades em organizar o ensino em consonância com a prática pedagógica para estudantes com deficiência e/ou necessidades educativas especiais. Por isso, acredita-se que seja necessário reorganizar o conhecimento do conteúdo vinculado ao conhecimento didático do conteúdo de modo que contemple as diferentes formas de aprender, considerando as particularidades de cada estudante. Para tanto, ressaltamos a necessidade de formação continuada como uma estratégia para a construção de novos conhecimentos e/ou reorganização das dinâmicas de ensino, ampliando as compreensões e diversificando as estratégias de ensino, de modo a promover as aprendizagens dos estudantes incluídos. Palavras-chave: Educação Superior. Inclusão. Ensino.Downloads
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