Ensino superior e polí­tica de assistência estudantil: repensando a formação universitária/Higher Education and Student Aid Policy: Rethinking University Education

Autores

  • Jacqueline Cavalcanti Chaves Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ
  • Franciene Aparecida da Silveira Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF

Resumo

Resumo Ao longo dos últimos anos, as polí­ticas educacionais implementadas pelo governo federal têm priorizado a expansão do Ensino Superior e a reestruturação das universidades públicas. No conjunto de medidas tomadas, encontra-se a Polí­tica de Assistência Estudantil. O objetivo deste trabalho é discutir o Ensino Superior a partir da referida polí­tica, assinalando suas mudanças e seus avanços, bem como os desafios que são postos a ela quando se tem como meta a inclusão social, a formação ampliada e a igualdade de oportunidades aos/í s estudantes das IFES na perspectiva do direito social assegurado pela Carta Magna. Para alcançar o objetivo proposto, foram analisados documentos, artigos e livros que tratam da educação, das polí­ticas educacionais e da Assistência Estudantil, especialmente na Universidade Federal de Juiz de Fora. Chegou-se a conclusão de que, em grande medida, as polí­ticas educacionais têm se alinhado à polí­tica econômica neoliberal. Verificou-se que a polí­tica em tela tem sistematizado e oferecido diversos auxí­lios que contribuem efetivamente para a democratização do Ensino Superior público. No entanto, também se percebeu que ela tem desafios a serem enfrentados, tais como o da universalização da assistência, da garantia da cidadania e da melhoria da qualidade de vida dos/das apoiados/as. Ainda, assinalou-se que, no âmbito da polí­tica de assistência estudantil, há a potencialidade de vir a se elaborar diretrizes e promover ações coletivas que estimulem a reflexão crí­tica, a educação preocupada com a ética, a cooperação, o respeito mútuo, a igualdade e a justiça social. Palavras-chave: Ensino superior. Polí­tica de assistência estudantil. Neoliberalismo. Formação ética. Higher Education and Student Aid Policy: Rethinking University Education In recent years, Brazil"s federal government has implemented educational policies that prioritize the expansion of higher education and the restructuring of public universities. Among these measures is the Student Aid Policy. This article aims to discuss higher education through the lens of the Student Aid Policy, examining the changes and advances that it has implemented, as well as the challenges it has faced in its objectives of offering social inclusion, expanded educational offerings, and equal opportunities - all of which are seen as social rights guaranteed by Brazil"s Constitution of 1988 - to students in Brazil"s Federal Higher Education Institutions (IFES). In order to undertake this analysis, the article analyses documents, articles, and books regarding education, educational policies, and student aid, especially at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The article concludes that, to a large extent, educational policies have been aligned with neoliberal economic policies. It verifies that the policy under examination has systematised and offered diverse forms of aid that contribute effectively to the democratisation of public higher education. However, the policy faces many challenges such as the universalisation of aid, the guarantees of the rights of citizenship, and the improvement of the quality of life of the policy"s beneficiaries. The study also shows that, within the scope of student aid policies, there exists the potential to elaborate guidelines promoting collective actions that stimulate critical reflection, ethically concerned education, cooperation, mutual respect, equality, and social justice. Keywords: Higher education. Student aid policy. Neoliberalism. Ethical education.

Biografia do Autor

Jacqueline Cavalcanti Chaves, Universidade Federal do Rio de Janeiro / UFRJ

Possui graduação em Psicologia pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Psicologia (Psicologia Clí­nica) pela Pontifí­cia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE-UFRJ). É também pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Intercâmbio para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência em Psicologia e Educação, em interface com outras áreas das ciências humanas e sociais, desenvolvendo trabalhos de ensino, pesquisa e extensão.

Franciene Aparecida da Silveira, Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2007), especialização em Planejamento e Gestão Social pela UFJF (2008), e mestrado em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis (2014). Atualmente é técnico administrativo em educação - Pedagoga da Pró-reitoria de Apoio Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Publicado

23-03-2018

Como Citar

Chaves, J. C., & Silveira, F. A. da. (2018). Ensino superior e polí­tica de assistência estudantil: repensando a formação universitária/Higher Education and Student Aid Policy: Rethinking University Education. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 224–250. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2497

Edição

Seção

Artigos