Infâncias, consumo e Educação: histórias contadas por crianças na escola

Autores

  • Joice Araújo Esperança Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Resumo

Este artigo problematiza a construção das infâncias e os desafios que se colocam à educação escolarizada no contexto de uma sociedade regulada pelo consumo. Inicialmente, aborda as reconfigurações espaço-temporais e os princí­pios de velocidade, instantaneidade e descartabilidade que incidem na constituição dos modos de ser, viver e educar das gerações atuais. Essas reflexões fundamentam-se nas análises de Zygmunt Bauman sobre a passagem da modernidade sólida para a modernidade lí­quida e o advento da sociedade de consumidores. As ferramentas teóricas disponibilizadas pelo sociólogo polonês constituem o pano de fundo para a análise das narrativas de um grupo de crianças dos anos iniciais, de uma escola da rede pública do municí­pio do Rio Grande/RS. Para viabilizar a estratégia de contar, ouvir e contrapor histórias, nos encontros da pesquisa foram propostas atividades que provocaram as crianças a refletirem e dialogarem sobre suas experiências de consumo. Nas histórias contadas pelas crianças destacam-se as repercussões do consumo no cotidiano escolar e a proeminência das mí­dias eletrônicas nos processos de comunicação e aprendizagem dos estudantes. Essas análises encaminham considerações sobre a reinvenção das infâncias no tempo lí­quido e episódico da sociedade de consumidores, caracterizados por processos permanentes de educação para o consumo, promovidos por instâncias culturais dispersar pelo tecido social.

Biografia do Autor

Joice Araújo Esperança, Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/FURG) e graduada em Pedagogia. Atualmente é Professora Adjunta do Instituto de Educação da FURG e atua no ensino presencial e a distância. É pesquisadora do Nós do Sul: Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Identidades, Currí­culos e Culturas, onde realiza estudos vinculados í  linha de pesquisa Pedagogias, Infâncias e juventudes. O foco de suas pesquisas recai sobre o estudo das infâncias como construções históricas e socioculturais, cultura da mí­dia, sociedade de consumo e educação.

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Publicado

12-02-2019

Como Citar

Esperança, J. A. (2019). Infâncias, consumo e Educação: histórias contadas por crianças na escola. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 16(45), 77–99. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2306

Edição

Seção

Artigos