Indústria Cultural, tecnologia midiática e educação: desafios à formação crítica
Resumo
Objetiva-se refletir acerca da tecnologia midiática no contexto da Indústria Cultural e suas implicações para a educação e o processo formativo crítico dos sujeitos envolvidos. O estudo é fruto de discussões dos grupos de pesquisa da linha de Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Destarte, a tecnologia midiática (televisão, smartphone, entre outros) propaga ideologias e informações associadas à produção de mercadoria e consumo, necessitando, assim, de uma formação crítica imanente. Para tanto, como metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa e estudos bibliográficos, tendo como princípio o método crítico-reflexivo alicerçado na Teoria-Crítica - autores como Marcuse (1975), Adorno e Horkheimer (1985) e leituras que dialogam com essa base teórica. Como resultado, constatamos a necessidade de (re)pensar o cenário midiático atual e seus impactos no processo formativo dos sujeitos escolares, em prol de uma nova configuração além da mercadoria e da instrumentalização da razão. Palavras-chave: Indústria Cultural. Tecnologia. Mídia. Educação. Teoria Crítica.Downloads
Publicado
04-05-2020
Como Citar
Oliveira, M. R. F. de, Santos, A. R. de J., & Costa, R. da. (2020). Indústria Cultural, tecnologia midiática e educação: desafios à formação crítica. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 17(49), 430–475. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/2247
Edição
Seção
Artigos