Desenho Animado e Formação Moral: resultados de uma intervenção

Autores

  • Dilian Martin Sandro de Oliveira Universidade de São Paulo
  • Alessandra de Morais Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marí­lia

Resumo

Abordando os estilos de resolução de conflitos sob uma perspectiva construtivista, esta pesquisa teve como objetivos: analisar o desenho animado mais assistido pelos participantes; verificar os estilos de resolução de conflitos presentes em seus episódios; compreender a influência que a veiculação dos conteúdos presentes no desenho animado pode ter no modo como as crianças resolvem conflitos hipotéticos e reais, e verificar o efeito de um determinado Programa de Intervenção no desenvolvimento de formas mais assertivas de resolução de conflitos. A pesquisa foi de delineamento quase experimental e teve como amostra, na primeira fase, 70 crianças e adolescentes de seis a dezessete anos de idade, e na segunda fase 30 crianças de seis a onze anos de idade, distribuí­das de forma aleatória em um Grupo Controle (GC) e dois Grupos Experimentais (GE1 e GE2). Foram realizadas sessões de exposição ao desenho selecionado no GE1 e no GE2, e a aplicação do Programa de Intervenção no GE2. Para verificar o efeito da exposição aos desenhos e do Programa de Intervenção nos estilos de resolução de conflitos foram feitas sessões de observação das ações das crianças, e aplicada a Children"s Action Tendency Scale-CATS, ambos os recursos foram empregados como pré e pós-teste nos três grupos (GC, GE1 e GE2). Os resultados demonstraram que no desenho analisado as estratégias de resolução de conflitos, apresentadas por seus respectivos personagens, eram predominantemente agressivas e submissas e que no grupo que participou do Programa as formas agressivas diminuí­ram no pós-teste.

Biografia do Autor

Dilian Martin Sandro de Oliveira, Universidade de São Paulo

Doutoranda em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo, Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências/ Unesp Marí­lia. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Marí­lia. Foi bolsista FAPESP em projeto de iniciação cientí­fica durante a graduação e mestrado.

Alessandra de Morais, Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marí­lia

Psicóloga e Doutora em Educação. Professora assistente doutora do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências, UNESP, Campus de Marí­lia.

Publicado

04-05-2017

Como Citar

Oliveira, D. M. S. de, & de Morais, A. (2017). Desenho Animado e Formação Moral: resultados de uma intervenção. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 14(36), 207–233. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1892

Edição

Seção

Artigos