Memória, aprendizagem e tecnologia: uma experiência com os alunos do ensino fundamental/Memory, learning and technology: an experience with students of fundamental teaching

Autores

  • Maria Auxiliadora Silva Freitas Universidade Federal de Alagoas
  • Luis Paulo Leopoldo Mercado Universidade Federal de Alagoas
  • Dirlene Márcia Costa Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Fernando Silvio Cavalcante Pimentel Universidade Federal de Alagoas

Resumo

Resumo O artigo apresenta a análise de uma experiência vivenciada com alunos de uma escola pública do Ensino Fundamental, por meio do Projeto didático "O Lugar Onde Moro", abordando o conceito de memória como categoria chave, articulada à linguagem digital na construção da leitura. Com ênfase nos fatos existenciais contidos na memória das pessoas mais velhas, o projeto se propôs a trabalhar a temática do lugar, o pertencimento de alguém em um espaço histórico-geográfico, constituí­do de relações sociais, econômicas e polí­ticas. Destaca o envolvimento dos alunos para conhecer e interagir na comunidade na qual vivem e estudam, a partir da historicidade do bairro, levando-os a questionar, compreender, participar, criticar e apresentar sugestões que valorizem suas raí­zes e o meio cultural. Nesse percurso, o uso da Lí­ngua Portuguesa trouxe avanços significativos na formação dos alunos e professores, com destaque aos aportes linguí­sticos, a intertextualidade entre poetas e os problemas locais, as fontes orais, digitais e imagéticas, disponibilizadas pelas tecnologias educacionais. Finaliza mostrando os resultados para o ensino-aprendizagem, para a identidade pessoal dos alunos, e profissional de professores e gestores. Palavras-chave: Tecnologias na Educação, Programa Um Computador por Aluno, Memória, Aprendizagem. Memory, learning and technology: an experience with students of fundamental teaching Abstract The article presents the analysis of a lived experience with students from a public school of primary education through the educational project "The Place Where I live", addressing the concept of memory as a key category, linked to the digital language in reading construction. With emphasis on existential facts contained in the memory of older people, the project proposed to work the theme of the place, one's belonging in a historical and geographical space, made up of social, economic and political. Highlights the involvement of students to meet and interact in the community in which they live and study, from the historicity of the neighborhood, leading them to question, understand, participate, criticize and make suggestions that value their roots and cultural environment. Along the way, the use of the Portuguese language brought significant advances in the training of students and teachers, especially the linguistic contributions, intertextuality between poets and local problems, oral, digital and imagery sources, provided by educational technologies. Terminates showing the results for teaching and learning, for personal identity of students and professional teachers and managers. Keywords: Technologies in Education Program One Computer per Student, Memory, Learning.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Silva Freitas, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA), na linha de pesquisa Currí­culo, Tecnologia da (in) Formação e Comunicação. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraí­ba (UFPB). Especialista em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia Cientí­fica (PUC/MG). Atualmente é professora Adjunta do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas e do curso de Pedagogia a Distância - UAB//UFAL. Membro do Grupo de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na formação de professores presencial e a distância, certificado pelo CNPq, na linha de pesquisa Gestão, Planejamento, Produção de Material Didático e Avaliação na Educação Online. Pesquisadora do Projeto PROUCA/AL, na coordenação do projeto ?O Lugar Onde Moro?, desenvolvido numa escola da rede estadual de ensino. Atua nas disciplinas de Avaliação da Aprendizagem em ambientes de formação presencial/online e Pesquisa Educacional nos cursos de Pós-Graduação: Formação de Professores em Mí­dias na Educação. Atualmente está como coordenadora do Núcleo de Formação da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (CIED) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atuou como pesquisadora no projeto Avaliação de Materiais Didáticos para a Educação Online nos Cursos do Sistema UAB- PIBIC/CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação da Aprendizagem, Currí­culo, Planejamento e Gestão Educacional. Atua como consultora e docente nos programas de formação continuada nas redes Estadual, Municipal e Federal da Educação.

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mí­dias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). Professor vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq.

Dirlene Márcia Costa Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Bolsista da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância da Universidade Federal de Alagoas.

Fernando Silvio Cavalcante Pimentel, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (UFAL); Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialista em Tecnologias em Educação e Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia (Licenciatura) . Foi professor - de escolas particulares, tutor do programa de formação continuada - Secretaria de Educação a Distância - MEC, professor tutor 1 da Universidade Tiradentes e professor do Governo do Estado de Alagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, educação online, webquest, tutoria e avaliação. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Foi Vice-coordenador da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância e Coordenador Adjunto da UAB/UFAL.

Publicado

22-05-2018

Como Citar

Freitas, M. A. S., Mercado, L. P. L., Ferreira, D. M. C., & Pimentel, F. S. C. (2018). Memória, aprendizagem e tecnologia: uma experiência com os alunos do ensino fundamental/Memory, learning and technology: an experience with students of fundamental teaching. Revista Educação E Cultura Contemporânea, 15(40), 24–42. Recuperado de https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/1870

Edição

Seção

Artigos